Nova Gráfica doa biblioteca com mais de 3 mil títulos, jornais e livros especiais à Câmara Municipal de Ponta Delgada

17 Junho 2020

O Grupo Nova Gráfica vai doar à Câmara Municipal de Ponta Delgada mais de 3 mil livros, incluindo a coleção de 450 títulos de todas as edições Letras Lavadas/Publiçor; todas as edições do Jornal Terra Nostra; e, ainda, a sua coleção de livros especiais premiados em Portugal e no estrangeiro, garantindo, igualmente, a continuidade da doação à medida que forem sendo editadas novas obras (em média são 150 títulos por ano).
A carta de doação da biblioteca foi formalmente entregue ontem pelo sócio-gerente do Grupo Nova Gráfica, Ernesto Rezendes, à Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte. Amanhã, em Reunião de Câmara vai ser deliberada a aceitação da doação.
A edil anunciou que a biblioteca vai ser instalada no Centro Natália Correia (atendendo às condições e à cumplicidade geográfica da sua localização: na mesma freguesia onde foram/são produzidos os livros) numa sala que assegura as condições necessárias para acomodar a doação e que vai ser constituído um Fundo com o nome do doador.
Todos os livros destinam-se a consulta pública, sendo que as obras editadas em formato luxuoso e raro vão ficar num espaço mais resguardado e terão um acompanhamento técnico devidamente credenciado para o efeito.
A Presidente do Município agradeceu aos sócios da Nova Gráfica o gesto altruísta, que assegura a perenidade do espólio da Nova Gráfica, valoriza o Centro Natália Correia e enriquece o concelho.
José Ernesto Rezendes, por seu turno, de forma entusiasta, detalhou o espólio, e agradeceu a disponibilidade da Câmara.
Recorde-se que o Grupo Nova Gráfica é uma empresa sediada no concelho de Ponta Delgada desde a sua fundação, há mais de três décadas, fazendo parte do Grupo a editora Letras Lavadas, que tem vindo a editar centenas de títulos de autores açorianos ou residentes nos Açores, bem como de outras geografias.
A editora Letras Lavadas editou até ao momento mais de 450 títulos, na sua esmagadora maioria de conteúdo açoriano, nas áreas da literatura (prosa e poesia), artes (artes plásticas), história (nos mais variados temas), ciência, desporto, psicologia, religião, entre outros.
A par disso, editou uma notável coleção de edições raras, luxuosas e únicas na produção gráfica nos Açores, tendo muitas destas peças sido entregues a variadas personalidades regionais, nacionais e estrangeiras, entre as quais, artistas plásticos, escritores, Presidentes da República. Ademais, produziu o mais pequeno jornal do mundo, entrando no livro dos recordes mundiais “Guinness World Records”.
Ao longo dos anos, o Grupo Nova Gráfica tem vindo a desenvolver uma acentuada ação de Responsabilidade Civil, editando obras em prol do bem comum, para além de apoiar diversos autores a singrar no mundo da escrita. Um projeto que almejam dar continuidade, através da construção de legados patrimoniais e de teor público.