Cultura em Sua Casa regressa domingo e prepara novo programa para 28 de junho

17 Junho 2020

O Cultura em Sua Casa regressa no próximo domingo e prepara um novo programa online para 28 de junho.
Inicialmente concebido para terminar a 21 de junho, o Cultura em Sua Casa acabou por se revelar num grande sucesso, o que levou a Câmara Municipal de Ponta Delgada a estender o mesmo até ao último domingo de junho - o alinhamento será anunciado oportunamente.
A 21 de junho, o programa começa como habitualmente às 10h00, desta feita com a Irene Faria, Guia Turística desde 2005 e natural de Ponta delgada, onde nasceu em 1983.
Em Cultura em Sua Casa apresenta um roteiro sobre produtos açorianos durante um passeio pelo Mercado da Graça, desde a fruta aos legumes de produção local, passando pelos queijos e outros produtos regionais.
Irene Faria vai ainda falar sobre artesanato, naquela que será uma pequena viagem pelos sabores açorianos e pela marca identitária dos artefatos.
Às 11h00, Ticosi (nome artístico de Tiago Costa Silva), natural de Angra do Heroísmo, apresentará “O Lavrador”, um espetáculo de Novo Circo, onde o Clown é uma personagem típica açoriana, com uma pronúncia carregada de São Miguel e uma brutalidade inocente na sua comunicação. Mas é, igualmente, amável, divertido e muito interativo. O lavrador que sempre quis ser artista, e que dos objetos do seu quotidiano criou o seu "circo".
Foi em São Miguel que Tiago Costa Silva encontrou as Artes Circenses, tendo iniciado a sua atividade no meio artístico em 1991, através da ginástica acrobática de trampolins. Tornou-se campeão regional, deu o salto para as artes circenses, pelas quais se apaixonou, e aprendeu diversas técnicas como o Clown, o equilibrismo, o malabarismo e a pirofagia (arte de manipular o fogo).
Entretanto, às 12h00, Cultura em Sua Casa recebe Maria Gabriela Teves, natural da freguesia da Fajã de Baixo e Guia-Intérprete pioneira nos Açores. Foi aluna do 1.º Curso de Guias Regionais, no pós 25 de Abril, e considera que esta “foi das experiências mais fantásticas” da vida, não obstante o facto de ter sido obrigada a conciliar o trabalho com os estudos.
Desde 1990 que Maria Gabriela Teves exerce a sua “profissão do coração” e no programa online da Câmara Municipal vai mostrar o centro histórico de Ponta Delgada, tendo como principais focos as Portas da Cidade, a Praça Gonçalo Velho, as Arcadas, os Paços do Concelho e o património da calçada.
A 9’Circos - Associação de Artes Circenses dos Açores traz ao Cultura em Sua Casa, às 13h00, dois artistas multifacetados - Pedro Alves e Frederico Melo - que vão interpretar “Malassadas - Receitas em casa”, a adaptação de um espetáculo para este programa da autarquia em que dois palhaços cozinheiros que ensinam a receita das malassadas, realizando malabarismo com todos os utensílios e ingredientes.
Pedro Alves fez quase todo o seu trajeto como autodidata, participando em várias apresentações. É malabarista, equilibrista, acrobata, facilitador/monitor em projetos de circo social, organizador de eventos, encenador, criador de peças de Novo Circo e palhaço.
Está nestas artes desde 2008 e é membro da 9’Circos desde 2013, tendo organizado e promovido eventos diversos com a organização de Cabarets Circenses, a EJC 2018 e a Convenção de Circo do Atlântico.
Além de artista circense, malabarista, equilibrista, acrobata, acrobata aéreo e palhaço, Frederico Melo é ator de teatro, com formação de Teatro Estúdio Fontenova, no Grupo Vice-Versa. É ainda encenador e criador de peças e de Novo Circo. Representante português na European Juggling Association e também membro da 9’Circos, pratica artes circenses desde 2006.
A finalizar o programa de 21 de junho, Cultura em Sua Casa recebe, às 14h00, Bento Cordeiro que, desde 2015, trabalha como Guia de Turismo. Abordará a vertente histórica, o estilo de cada uma das igrejas, os seus patronos e padroeiros e algumas atividades culturais e religiosas que têm sido apoiadas pelo Município de Ponta Delgada.
Bento Cordeiro nasceu na Covoada, estudou na Escola Preparatória de Arrifes e, mais tarde, na Secundária Domingos Rebelo, onde frequentou o 12.º ano já no Ensino Recorrente Noturno e enquanto militar. Durante cerca de 10 anos, viveu entre os Açores, várias localidades do continente português, Timor e Estados Unidos da América. Trabalhou em várias áreas e fez diversas formações.
Igreja de São Pedro, Igreja de Todos os Santos, também conhecida por Igreja do Colégio, e Igreja Matriz de São Sebastião são alguns dos templos que motivam a sua presença no programa Cultura em Sua Casa.