Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enaltece papel dos emigrantes

pressrg
10 Junho 2020

A Presidente da Câmara Municipal, Maria José Lemos Duarte, enalteceu, esta manhã, o papel dos emigrantes açorianos espalhados pelo mundo.
“Os Açores deram muitos valores ao Mundo, através dos nossos emigrante. Ele são um exemplo de trabalho. Ademais, com os seus valores e através da participação cívica e política, têm contribuído para a afirmação de Portugal e dos Açores no mundo”, sustentou a edil.
A autarca sublinhou ainda que “a Cultura não tem dimensão” e manifestou, em nome pessoal e institucional, o reconhecimento “a quem consegue levar o nome dos Açores e de Ponta Delgada mais longe”.
A Presidente falava à margem de um evento simbólico e comemorativo do Dia de Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na cidade da Ribeira Grande, onde colocou a Placa Município de Ponta Delgada num dos 2 murais da Praça do Emigrante, numa iniciativa da Associação de Emigrantes Açorianos e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Maria José Lemos Duarte felicitou as entidades acima referidas pela justa homenagem aos emigrantes açorianos espalhados pelo mundo.
A edil, em nome de Ponta Delgada, deixou uma “palavra de conforto para as famílias dos nossos conterrâneos que foram vitimados pela pandemia, bem como para aqueles que estão a sentir os seus efeitos negativos”.
“Gradualmente estamos a retomar a “normalidade” e em breve vamos poder abraçar os nossos emigrantes e potenciar o relacionamento entre Ponta Delgada e a diáspora”, lembrou.
“Queremos afirmar a nossa potencialidade enquanto destino turístico e enquanto destino de negócios. Queremos que os laços culturais perdurem”, concluiu, em jeito de desafio.