Programa online Cultura em Sua Casa regressa a 24 de maio

20 Maio 2020

Cultura em Sua Casa, iniciativa online da Câmara Municipal de Ponta Delgada, regressa a 24 de maio com um programa que privilegia a literatura e a música.
Assim, às 10h00 de 24 de maio, o destaque vai para a música com Duo Grapiuna, constituído por Pingo e Rodrigo, dois artistas brasileiros a residir em Ponta Delgada, que têm realizado inúmeros concertos e promovido parcerias com bandas locais.
Às 11h00, Luís Rego traz "O Livro e a Leitura". A estreia literária de Luís Rego aconteceu em 2012 com o livro infantil “O Arranha-Céus Horizontal”. Em 2018, lançou “A Fajã de Cima, ou como a bota de cano se tornou mais atraente que o salto alto” e, em 2019, a obra “Um Natal nos Açores, ou como o Pai Natal trocou as botas de cano pelos chinelos”, com ilustrações de Sara Azad.
Para o programa a Cultura em sua Casa, Luís Rego transporta-nos numa viagem pela sua obra literária através de uma entrevista conduzida por Rita Resendes.
A música regressa às 12h00 com Ciro Costa, natural da Guiné Bissau e residente nos Açores há 24 anos. Tem participado em vários projetos musicais a solo e com bandas locais. A sua atividade é desenvolvida com mais intensidade através da animação em hotéis na ilha de São Miguel.
Já às 13h00, regressa "O Livro e a Leitura" com Sílvia Torres. Natural de São Miguel, Sílvia Torres pisa o palco pela primeira vez com apenas 4 anos de idade, declamando poesia tradicional. Aos 15 anos, escreve o primeiro poema tímido e de rimas simples, que acompanham a sua primeira composição musical. A partir desse momento, passou a escrever os seus próprios poemas e a musicar uma parte dos mesmos.
Para o programa Cultura em sua Casa, Sílvia Torres vai declamar “Sonasfly”, “Vazio”, “Sou apenas”, “Talvez Ilhéus” e “Ânsia”.
O Duo Alexandra e Emanuel volta a trazer música ao programa Cultura em Sua Casa, mas às 14h00. Constituído por Alexandra na voz e Emanuel Cabral na voz e no violão, o duo tem realizado inúmeros projetos musicais, alguns dos quais com bandas locais. A sua atividade tem tido expressão na animação de hotéis na ilha de São Miguel.
Cultura em Sua Casa, que acontecerá todos os domingos e até 21 de junho, surgiu para reinventar a forma como a Câmara Municipal oferece a Cultura em Ponta Delgada, mas também para assegurar a continuidade da atividade dos agentes culturais tão severamente afetados por uma nova realidade, que surgiu em consequência da pandemia Covid-19.
O programa, que será divulgado semanalmente e cujos links são disponibilizados no site do Município de Ponta Delgada, no Facebook, no Instagram e no YouTube, engloba diferentes correntes artísticas e culturais, como Dança, Música, Letras, Artes Plásticas, Representação e Património Cultural.
Esta iniciativa está integrada na ação concertada da Câmara presidida por Humberto Melo no âmbito da cultura que, além do apoio ordinário aos projetos culturais, previsto no respetivo regulamento municipal, abrange ainda a criação de medidas excecionais de apoio às associações culturais do concelho, aprovadas na última reunião de Câmara. Estas medidas, que vão ainda ser submetidas à Assembleia Municipal, visam a atribuição de uma prestação única no valor de até 2.000 euros destinada a assegurar despesas de funcionamento das associações culturais de Ponta Delgada.