Mensagem do Presidente no Feriado Municipal

15 Maio 2020

A multissecular devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres não conhece fronteiras: ela projeta a açorianidade para um patamar que ultrapassa a geografia do concelho e das ilhas, levando a nossa identidade religiosa e cultural a todo o mundo, em especial junto da Diáspora.

Confrontados que estamos com a pandemia da Covid-19, a nossa Diocese suspendeu - muito a propósito - a celebração  presencial da maior festa da cidade de Ponta Delgada, manifestação indelével do caráter profundamente religioso do povo açoriano e principal evento do turismo religioso, em São Miguel e nos Açores.

Mas o seu caráter identitário, cultural e religioso não está suspenso. Com serenidade e sentido de responsabilidade individual e coletiva, pela primeira vez, desde 1700, vamos viver esta festa na nossa própria casa. Por mais penoso que seja, ninguém deve dirigir-se para o Campo de São Francisco, contribuindo, assim, decisivamente, para a salvaguarda da nossa saúde e da saúde pública.

Desde 1953, Ponta Delgada associa, com orgulho, o seu feriado municipal à segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Também este ano, como sempre, vamos respeitar a observância do feriado, mas não procederemos à sua comemoração presencial, dando bom exemplo do devido cumprimento das recomendações sanitárias. Como boa alternativa, no próprio dia 18 de maio, estreamos a difusão online do programa municipal “A Cultura em sua Casa”.

Num tempo em que se perspetiva uma lenta e difícil recuperação da pandemia, importa não esquecer que todos – pessoas, instituições, famílias – somos frágeis, iguais e preciosos.

Em momentos difíceis, como os que vivemos, o caráter ilhéu, marcado pela nossa fé e crença,  dá-nos força e capacidade de resistir, para viver e fazer História, se soubermos aliar a tarefa prioritária de salvaguarda da saúde publica ao devir coletivo da nossa recuperação socioeconómica.

Ponta Delgada - habituada a acolher o calor humano de reencontros, de fé e de identidade, especialmente por ocasião das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres - continuará a ser um bom exemplo!

Humberto Melo
Presidente da Câmara Municipal