Cultura em Sua Casa estreia no Feriado Municipal de Ponta Delgada

14 Maio 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai dar início, já no próximo dia 18 de maio (Feriado Municipal), ao evento online Cultura em Sua Casa, cujo principal objetivo é fazer face ao cancelamento de várias iniciativas em consequência da pandemia COVID-19.
A autarquia presidida por Humberto Melo pretende, ao mesmo tempo, reinventar a forma como oferece a Cultura em Ponta Delgada e assegurar a continuidade da atividade dos agentes culturais tão severamente afetados por esta nova realidade.
Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de Cultura em Sua Casa, cuja estreia está marcada para 18 de maio. O programa prossegue nos domingos seguintes e até 21 de junho.
Trata-se de um projeto que engloba diferentes correntes artísticas e culturais, como Dança, Música, Letras, Artes Plásticas, Representação e Património Cultural.
A 18 de maio, Feriado Municipal, Cultura em sua Casa contará com a participação de Filipe Franco (10h00), Sara Machado (11h00), João Amado (12h00), Maria João Gouveia (13h00) e Vítor Marques e Mário Roberto (14h00).
Filipe Franco nasceu em Ponta Delgada em 1961. Vive e trabalha nesta cidade. No programa Cultura em Sua Casa apresenta a sua exposição Um vazio presente, que se encontra patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada e é constituída por 16 obras tridimensionais revestidas a carvão (trabalhos realizados entre 2017 e 2018). O projeto explora a ambiguidade e a transfiguração espacial do objeto artístico e sua capacidade de tornar o vazio visível, tornando-o presente através da sombra.
Sara Machado praticou Dança Clássica e Moderna com Milagres Paz. É licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança, frequentou o Curso de Artes Performativas do Sou e criou o 37.25 – Núcleo de Artes Performativas, onde trabalhou com diferentes coreógrafos. É Diretora de Comunicação do Paralelo Festival de Dança e professora de Pilates desde 2014 (é certificada pelo IPDJ como Técnica de Exercício Físico). Atualmente, leciona Pilates e Dança Contemporânea.
Ao Cultura em Sua Casa, Sara Machado traz a peça “CRISÁLIDA 2.0”, um conjunto de propostas coreográficas e estéticas sobre a transfiguração, baseadas nas obras A Metamorfose de Franz Kafka e 1Q84 de Haruki Murakami. É um casulo de experimentações cujas crias se comunicam pelo poder do movimento. Kafka a terra, o antes, o interno, o “eu antigo”, o bruto, o grotesco. Murakami o céu, o depois, o externo, o “eu do agora”, o redondo, o convertido.
João Amado, autodidata na criação artística, recorre à técnica de colagem analógica para compor imagens que, além de suscitarem para uma sensação visual de sonho, irrealidade e fantasia, retratam temas relacionados com a espiritualidade, existência e relação com a natureza.
Maria João Gouveia, nascida em Ponta Delgada, é licenciada em Dança, Interpretação/Criação pela Escola Superior de Dança. Desde 2008 que trabalha como coreógrafa, bailarina e professora, tendo apresentado vários trabalhos a nível nacional, a solo e em conjunto com o 37.25 – Núcleo de Artes Performativas do qual faz parte. Com o 37.25NAP, tem apresentado vários trabalhos da sua autoria e com outros coreógrafos como Victor Hugo Pontes, Marco da Silva Ferreira, Filipa Francisco, João dos Santos Martins, Daniel Cardoso, Miguel Ramalho e com companhias nacionais.
Em 2018 abriu em Ponta Delgada o seu projeto - Estúdio 13 (Espaço de Indústrias Criativas), um espaço que visa o ensino, criação, produção e mostra de artes performativas. É Diretora artística, professora e artista residente do espaço.
Para Cultura em Sua Casa, e com texto e locução de Filipe Carneiro, interpreta a peça por si criada Frágil resistência de cair em silêncio - Quando o inesperado acontece ... como prosseguir? Uma dualidade entre corpo e mente, fragilidade e resistência.
Os artistas plásticos Victor Marques e Mário Roberto trazem à Cultura em Sua Casa a Miolo Galeria, que ambos abriram em 2015. Trata-se de um atelier de porta aberta onde os dois criativos produzem e comercializam obras nos vários processos impressão alternativa e artesanal (gravura, fotografia, cianotipia).
Mário Roberto nasceu e vive nos Açores. Dedica-se ao desenho, pintura, gravura, fotografia e vídeo e à escrita literária com contos e crónicas e até poesia. Já produziu textos para teatro e é ator.
Vítor Marques nasceu no Porto e vive nos Açores desde 1994. Designer de formação e promotor cultural por convicção tem colaborado em diversos projetos culturais, onde se destacam a Muu-Produções Culturais, o 9500 Cineclube e agora a Miolo Galeria. Desde 2005 que se dedica aos processos alternativos de impressão artesanal.
O programa Cultura em Sua Casa será divulgado semanalmente e os links disponibilizados no site do Município de Ponta Delgada, bem como nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.
Esta iniciativa está integrada numa ação concertada no âmbito da cultura que, além do apoio ordinário aos projetos culturais, previsto no regulamento municipal respetivo, abrange ainda a criação de medidas excecionais de apoio às associações culturais do concelho, aprovadas na última reunião de Câmara. Estas medidas, que vão ainda ser submetidas à Assembleia Municipal, visam a atribuição de uma prestação única no valor de até 2.000 euros destinada a assegurar despesas de funcionamento das associações culturais de Ponta Delgada.