Museu Hebraico Sahar Hassamaim de Ponta Delgada abriu há 5 anos

23 Abril 2020

Foi há precisamente 5 anos que abriu, em pleno coração da cidade de Ponta Delgada, o Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Porta do Céu.
O projeto liderado pela Câmara Municipal passou a integrar o vasto conjunto de equipamentos culturais que a autarquia disponibiliza aos seus munícipes e visitantes em todo o concelho.
Desde a abertura ao público como museu hebraico, o que aconteceu a 23 de abril de 2015, a antiga Sinagoga de Ponta Delgada acolheu cerca de 26.000 visitantes.
Ao longo destes cinco anos de existência, o Museu Hebraico Sahar Hassamaim desenvolveu inúmeras iniciativas, como lançamentos de livros e a realização de conferências, colóquios, concertos musicais, homenagens, workshops, visitas guiadas pela cidade e exposições a nível nacional (Belmonte e Alenquer) e nos Estados Unidos da América (Fall River e Filadélfia). Iniciativas levadas a cabo no âmbito do património e da identidade hebraica de Ponta Delgada.
Paralelamente, os serviços do Museu Hebraico trabalham no resgate e tratamento do arquivo histórico da antiga colónia hebraica de Ponta Delgada, higienizando a documentação e realizando estudos científicos sobre as Torás, em parceria com a Universidades Nova de Lisboa e de Évora.
Além disso, estão a ser traduzidos documentos diversos, numa iniciativa que envolve o Consulado dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada e estudiosos americanos ligados a várias universidades.
Foi também criada neste espaço cultural uma biblioteca com mais de 5.000 livros, a partir de três doações privadas, nomeadamente de Patrícia Bensaude, da Azorean Jewish Heritage Foundation e de José de Almeida Mello.
Ao Museu Hebraico Sahar Hassamaim foram doados, também por privados, de entre os quais se destacam Miriam Sebag, Jorge Delmar e Vítor Meireles, vários legados patrimoniais ligados à comunidade judaica.
Para assinalar a passagem dos seus cinco anos de existência, o Museu Hebraico tinha programado realizar um colóquio e concertos de teor hebraico, evento que acabou por ser cancelado atendendo às contingências provocadas pela COVID-19.