Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Todos-os-Santos
São Sebastião
São Pedro
Nossa Senhora da Conceição
Portas da Cidade
Forte de São Brás
Coliseu Micaelense
Jardim António Borges
Jardim Jácome Correia/ Sant’ Ana
17 Abril 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, atendendo às contingências provocadas pela COVID-19, assinala de forma diferente o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sobre o tema “Património Partilhado – Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada”.
Convidamos todos para uma visita virtual por alguns dos principais monumentos de Ponta Delgada, com recurso à fotografia e ao vídeo.
Terão oportunidade de apreciar as igrejas da Matriz, São José, São Pedro e do Colégio, o Forte de São Brás, as Portas da Cidade, os jardins António Borges e de Santana, o Coliseu Micaelense e ainda o Convento de Nossa Senhora da Esperança.
Vivemos num tempo singular e desafiante em que o papel da Cultura deve ser valorizado como contributo para conciliar o conhecimento com a sensibilidade.
O Património une povos e culturas: merece sempre ser lembrado e partilhado, mas sobretudo, neste dia especial que lhe é dedicado.
Desfrute o Património da nossa cidade, a partir do conforto da sua casa!


Humberto Melo
Presidente da Câmara Municipal


Nossa Senhora da Esperança - É um dos mais belos e ricos templos da cidade, com um notável altar barroco e azulejos no corpo da igreja, bem como no coro baixo, onde se encontra a imagem do Senhor Santo Cristo. No que diz respeito ao coro alto, este guarda um belo conjunto de altares barrocos, com imagens do mesmo período. Tem uma única nave, com uma única capela-mor.
Nossa Senhora da Esperança é palco da maior festa religiosa que tem lugar na ilha de São Miguel e mesmo nos Açores, a do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Ali acorrem milhares de peregrinos, ao longo de todo o ano. Este templo pertence ao convento com o mesmo nome.

Todos-os-Santos - Foi fundada pelos Jesuítas, tendo estes sido expulsos pelo Marquês de Pombal. Alguns anos mais tarde, foi vendida a um negociante de Ponta Delgada, José Maria Raposo de Amaral, tendo os seus herdeiros passado este imóvel para a Câmara Municipal de Ponta Delgada, que o passou para o Governo Regional dos Açores, a título precário.

Igreja do Colégio

São Sebastião – Matriz de Ponta Delgada - É um dos monumentos ex-líbris da cidade. Nele sobressaem os vários pórticos manuelinos e barrocos. Trata-se de um templo com intervenções e estilos de diferentes épocas, sendo os mais marcantes o manuelino e o barroco, patentes nas portas, nos altares e nos tetos.
Ao longo dos tempos, este templo sofreu grandes remodelações: a primeira no século XVIII, na fachada; a segunda no século XIX, na zona envolvente e a terceira no século XX, dando-lhe a atual imagem.
No século XIX, um rico comerciante de Ponta Delgada, de nome António Joaquim Nunes da Silva, ofereceu à cidade um relógio para ser colocado no cimo da torre, sendo hoje um ex-libris, para além de ter sido durante mais de 100 anos o regulador horário das gentes de Ponta Delgada.

A igreja de São Sebastião é guardiã de um notável tesouro, nomeadamente peças de arte sacra, com especial referência para a estatuária, ourivesaria e paramentos, fazendo parte deste último conjunto, duas dalmáticas e duas casulas, datáveis do século XIV.

068A3390

São Pedro – Igreja Paroquial - É um dos mais belos templos da arquitetura religiosa açoriana. Este templo está situado no alto de uma pequena colina, com o mesmo nome. Trata-se de uma construção do século XVIII, do período barroco português, onde se podem observar vários elementos deste período, como o pórtico de entrada, com colunas, e o altar-mor com sua talha dourada. A igreja é de uma única nave, estando todas as suas paredes revestidas de pinturas que emitem mármores, incluindo o teto.

Igreja de São Pedro

Nossa Senhora da Conceição – Sede da Paróquia de São José – Majestoso edifício de origem franciscana, que se encontra na zona poente de Ponta Delgada. Trata-se de um complexo religioso único em São Miguel, com três espaços religiosos numa única estrutura: um de invocação a São José, outrora a Nossa Senhora da Conceição, rainha de Portugal; outro de inovação a Nossa Senhora das Dores e, por último, um de invocação ao Senhor dos Terceiros. Estes templos fazem parte do antigo convento, extinto no século XIX, restando dele apenas algumas dependências, como o claustro, que hoje faz parte das instalações da Santa Casa da Misericórdia.
A igreja de Nossa Senhora da Conceição é um templo com um frontispício maneirista, com galilé de entrada. É um templo de três naves, com capela-mor e retábulo em talha dourada, havendo nas paredes dessa capela painéis de azulejos, azuis e brancos, com temas sacros, e um rico cadeiral, em madeira exótica. Nas capelas laterais, bem como em seus altares e retábulos, existem magnificas peças de arte sacra, entre elas, imagens de santos e santas.
O teto das três naves é ornamentado com pinturas alusivas a temas religiosos.
No coro alto há um órgão de tubos, recentemente recuperado. É nesta igreja que anualmente se realizam os grandes concertos de música clássica, promovidos e organizados pelo grupo Coral de São José, que brinda a população da cidade de Ponta Delgada com atuações de elevado prestígio e requinte.

Igreja de São José

Portas da Cidade - Datadas de 1783, inicialmente encontravam-se a escassos metros a nascente, sendo, no século XX, no início da década de cinquenta, demolidas e reconstruídas no lugar atual.
No que concerne à sua tipologia, apresenta três arcos de pedra. No que diz respeito à descrição técnica da edificação – é uma construção em pedra basáltica, composta por três arcos, sendo o central o maior. O arco central tem alguns elementos barrocos, as armas de Portugal e do Município de Ponta Delgada.
Por estas portas passaram várias personalidades, reis e presidentes de república, como: D. Pedro I do Brasil, D. Carlos e D. Amélia, Alberto I e Alberto II, Príncipes do Mónaco, os atuais reis de Espanha, D. João Carlos e D. Sofia, o Presidente Craveiro Lopes, o Presidente Américo Tomás, o Presidente Mário Soares e o Presidente Cavaco Silva.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada ofereceu uma réplica das Portas da Cidade, em tamanho real, à cidade de Fall River, Massachusets, Estados Unidos da América.

068A3303

Forte de São Brás - Nos Açores não existem castelos, mas sim fortes e fortalezas, uma vez que os castelos são do período medieval e caracterizam-se por altas torres e muralhas, como se podem ver em alguns exemplares um pouco por todo o país.
Nas ilhas, encontramos um outro género de estruturas de guerra. Na ilha Terceira, há a Fortaleza de São João Batista, com um gigantesco pano de muralha, e na ilha de São Miguel, vários pequenos fortes, ao longo da costa. Na cidade de Ponta Delgada existiam vários fortes. O de São Pedro, o do Açougue e o de São Cristóvão, que desapareceram com os arranjos da orla marítima, restando o Forte de São Brás. Este trata-se de uma construção de base poligonal, segundo o projeto do italiano Tomaso Benedetti, quatro baluartes nos ângulos, preparados para receber peças de artilharia e cortinas de muralha baixas, de grande espessura. No seu interior há uma praça de armas e, em seu redor, um conjunto de edifícios de épocas e configurações diversas. Ao longo dos séculos, foi sendo alterado com novos acrescentos e transformações.
A sua função consistia em garantir a soberania nacional, proteger a cidade de Ponta Delgada e defender as frotas comerciais dos ataques dos piratas e corsários ingleses, franceses e argelinos.

Forte de São Brás

Coliseu Micaelense – Datado do ano de 1917, ao longo das últimas décadas tem estado associado aos grandes espetáculos de palco decorridos na ilha. A sua história regista espetáculos de natureza diversa, desde o teatro aos espetáculos musicais, passando pelos célebres bailes de Carnaval e o circo.

Coliseu Micaelense

Jardim António Borges - Do século XIX, foi fundado pelo patrono do mesmo, então administrador dos bens de Andrade de Albuquerque. Este parque tem espécies arbóreas de várias partes do mundo, formando um jardim de rara beleza, com um conjunto de grutas e de recantos, bem como a existência de dois belos mirantes, um simples e outro cisterna mirante, ambos recuperados recentemente pela Câmara de Ponta Delgada, sendo o último transformado num espaço de exposições. Este jardim foi propriedade privada até aos anos cinquenta, altura em que passou para a posse da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Jardim António Borges

Jardim Jácome Correia/ Sant’ Ana - Do século XIX, foi fundado pela família Jácome Correia que nele plantou várias espécies arbóreas provenientes de várias partes do globo. Trata-se de um jardim de grande equilíbrio paisagístico, em perfeita harmonia no seu todo, onde se podem ver: um lago artificial, alamedas, canteiros de flores e estufas. No século XX, nos finais da década de setenta, a família proprietária fez uma venda/doação à Região, sendo nele instalado a Presidência do Governo Regional.

Santana