Mensagem do Presidente no Dia da Cidade

02 Abril 2020
Caros munícipes

Neste dia 2 de abril, Ponta Delgada completa 474 anos de Cidade.

Como sempre, teríamos uma sessão comemorativa, que se encontra naturalmente cancelada.

Este ano, a cerimónia municipal seria dedicada à imprensa centenária de Ponta Delgada.

Nesta cerimónia, iríamos entregar a Medalha de Ouro do Município ao jornal Diário dos Açores, que completou 150 anos a 5 de fevereiro, e ao jornal Correio dos Açores, que comemora o seu centenário a 1 de maio, bem como a Medalha de Mérito Municipal ao jornalista Gustavo Moura, recentemente falecido.

Na sequência desta cerimónia, a 18 de abril, iríamos descerrar as placas identificativas da casa onde nasceu Manuel António de Vasconcelos, na freguesia do Pilar, e da casa onde fundou o jornal Açoriano Oriental, na nossa cidade, há 175 anos.

Em devido tempo, concretizaremos o reconhecimento do Município. Não apenas com estes gestos simbólicos, mas também com a instalação do Núcleo Museológico da Imprensa Centenária de Ponta Delgada.
Informar e formar com credibilidade é uma exigência social. Impõe-se, por isso, reconhecer o mérito de quem está ao serviço das Pessoas, do Progresso e da Liberdade!
Este momento que vivemos não é de comemoração, mas de definição de novas prioridades para a nossa ação de combate à pandemia Covid-19 e de recuperação sócio-económica. O nosso foco será, sempre, as pessoas e as suas reais necessidades.
Nunca é demais enaltecer todos os que, de forma responsável, cumprem os imperativos cívicos decorrentes do atual estado de exceção, protegendo-se a si próprios e aos outros.
Merecem igualmente o nosso apreço e gratidão todos os profissionais que asseguram os cuidados de saúde, a recolha de resíduos urbanos, a higiene e a limpeza do espaço público, o fornecimento de água e de outros bens de primeira necessidade, os cuidados de proximidade às pessoas mais vulneráveis, a proteção civil, a segurança pública...
Nesta hora, o nosso caráter ilhéu dá-nos força e capacidade de resistir, para viver e fazer história!
Com serenidade e sentido de responsabilidade individual e coletiva, celebremos o aniversário de Ponta Delgada como celebramos o nosso aniversário em família: na nossa casa.
Contribuímos assim, ativamente, para a salvaguarda da nossa saúde e da saúde pública.
Queremos que todos fiquem bem!

Humberto Melo
Presidente da Câmara Municipal