Câmara adota medidas de apoio social à população mais vulnerável do concelho de Ponta Delgada

19 Março 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a adotar medidas de apoio social à população mais vulnerável do concelho de Ponta Delgada, tendo em conta o cenário de emergência social, decorrente da COVID-19.
Assim, estão criadas equipas integradas de apoio aos seniores em situação de isolamento por período indeterminado.
Uma vez que se trata de uma população de risco, com as devidas recomendações de evitarem os contactos sociais, estas equipas irão, por um lado, facilitar a entrega no domicílio dos bens alimentares e/ou medicação, para apoiar no cumprimento das medidas de isolamento, e, por outro, manter um contacto telefónico regular por forma a minimizar os efeitos psicológicos que possam ocorrer na população em particular os que se encontram em situação de maior isolamento.
os seniores do concelho de Ponta Delgada em situação de isolamento e sem rede de suporte familiar são a população alvo desta medida de emergência social do Município de Ponta Delgada.
Entretanto, estão também criadas equipas de apoio domiciliário, as quais estão disponíveis para se deslocar à residência de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, promovem a entrega ao domicilio de bens alimentares e/ou medicação, conforme solicitado pelo idoso, facilitando desta forma o cumprimento das medidas de isolamento.
Outra equipa criada pelo Município de Ponta Delgada visa apenas o apoio telefónico aos seniores. Trata-se de uma equipa da autarquia disponível para contactar, telefonicamente e com regularidade, os idosos em situação de isolamento social, para conhecer o seu estado, as suas necessidades ou simplesmente quebrar a solidão/isolamento social.
Os cidadãos seniores em situação de isolamento social, impedidos de receber a pensão social, têm também direito a um vale de apoio para colmatar de imediato esta necessidade básica.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada criou, ainda, um vale de apoio para aquisição de bens alimentares.
O objetivo é a atribuição de um vale de valor a determinar, variando consoante a situação de carência económica e o número de elementos do agregado. O apoio resulta de uma análise comprovada, da responsabilidade da Equipa Técnica da Divisão de Desenvolvimento Social, em colaboração com os parceiros sociais, juntas de freguesia e outros.
Também foi concebido um vale de apoio para famílias carenciadas. O vale visa colmatar de imediato uma necessidade básica, resultante de uma situação de desemprego ou ausência prolongada ao trabalho, que provoca a redução dos rendimentos do agregado.
O Município de Ponta Delgada vai ainda implementar um serviço de apoio psicológico. Este serviço tem em linha e conta as medidas preventivas impostas durante o período da pandemia, que obrigam a população à situação de isolamento social, e que poderá ser prolongado, poderá causar diversos sintomas psicológicos que requerem uma intervenção em período de crise.
Neste sentido, a Autarquia de Ponta Delgada vai implementar, até ao final deste mês, um serviço de acompanhamento psicológico não presencial (telefone, skype, whatsapp), por forma a minimizar os efeitos psicológicos que possam ocorrer na população em particular os que se encontram em situação de maior isolamento domiciliário.
O Município dispõe, por outro lado, de uma reserva para resposta social na presente situação de emergência, no valor global de 500 mil euros, além do que vai suspender, por três meses a instauração de novos processos de execução, permitindo às pessoas um cumprimento voluntário mais alargado das faturas de água.
Por último, a Autarquia vai flexibilizar o pagamento dos créditos da fatura de água em três prestações mensais sem juros ou em seis prestações com juros apenas aplicáveis às últimas três.