Gala do Desporto de Ponta Delgada 2019 a 17 de março no Coliseu Micaelense

10 Março 2020

A Gala do Desporto 2019 vai realizar-se a 17 de março, às 21h30, no Coliseu Micaelense, tendo como tema principal o desporto adaptado.
Naquela que é a sexta edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada, relativa à época desportiva 2018/2019, a Câmara Municipal pretende, como habitualmente, reconhecer o mérito desportivo de atletas, dirigentes e associações.
O programa da Gala, que contará com a presença do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, foi apresentado hoje em conferência de Imprensa na Câmara de Ponta Delgada pelo Vereador do Desporto, Pedro Furtado.
Esta iniciativa solidária da Câmara de Ponta Delgada tem ainda como objetivo incentivar todos os desportistas. Desde 2013 que a Gala do Desporto já conseguiu angariar cerca de 8.000 euros que, após sorteio realizado no decorrer da mesma, foram entregues a várias entidades que desenvolvem atividades na área do desporto adaptado no concelho de Ponta Delgada.
A entrada é gratuita e todos os interessados podem depositar donativos, em envelope fechado, numa tômbola que será instalada à entrada do Coliseu Micaelense.
Este ano, o homenageado será o jornalista João de Brito Zeferino, falecido em 2019 e que já tinha sido galardoado com o Prémio Carreira da Gala do Desporto de Ponta Delgada.
O "Prémio Carreira do Ano" será atribuído a Hélio Ormonde, antigo árbitro e figura proeminente da arbitragem portuguesa, que esteve presente em muitas fases finais das mais importantes competições nacionais e internacionais de Voleibol.
Os finalistas escolhidos resultam de uma pré-seleção de 51 indigitados, representando um universo de 16 modalidades, nomeadamente Jet Ski, Padel, Voleibol, Ginástica Aeróbica, Squash, Badminton, Ciclismo, Atletismo, Basquetebol, Kick Boxing, Surf, Natação, Futebol, Futsal, Motocross, Power Lifting.
À semelhança do que acontece desde a primeira edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada, o Júri foi composto pelos jornalistas Carlos Rodrigues, Paulo Cordeiro, João Patrício, José Silva e Nuno Martins Neves, os quais baseam a escolha de finalistas e vencedores para cada modalidade com base nos critérios inscritos no Regulamento aprovado em 2014.
Assim, na categoria "Jovem Promessa", os finalistas são Marta Brites (Natação), Nicolau Filipe (Surf) e Vitória Almeida (Futebol).
Quanto ao "Atleta Feminino", Sara Silva apresenta-se como finalista na modalidade de Ginástica Aeróbica, enquanto Sofia Ferreira (Basquetebol) e Fabiana Costa (Voleibol) são as restantes candidatas ao troféu vencedor.
Quanto ao "Atleta Masculino do Ano 2019", os finalista são Miguel Alves (Atletismo), Gonçalo Rodrigues (Motonáutica) e Carlos Pedrosa (Natação).
Para o "Treinador do Ano" estão nomeados Alexandra Barroso (Ginástica Aeróbica), Nilton Silva (Kickboxing) e José Neves (Atletismo).
Para a categoria "Equipa do Ano" estão nomeados Laranjeiras Clube, Juventude Ilha Verde e Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada.
Jorge Medeiros (Associação de Ciclismo dos Açores, Nilton Silva (Arrifes Kickboxing Clube) e Miguel Machado (associação de Atletismo de São Miguel são os finalistas nomeados para a categoria "Dirigente do Ano".
Já no que respeita aos finalistas do "Clube/Associação do Ano", os nomeados são Arrifes Kickboxing Clube, Rosinhas Volei Clube e Juventude Ilha Verde.
Na categoria "Desporto Adaptado do Ano", os finalistas são Maria Maia (Atletismo), André Bicudo (Natação) e Maria Vicente (Atletismo).
Por último, na categoria "Prémio de Mérito Desportivo", que se destina a homenagear agentes desportivos em atividade, ou que estiveram em atividade 30 ou mais anos, são 12 os finalistas, nomeadamente, Jaime Ferreira (Ténis de Mesa), José Furtado Silva (Automobilismo), Augusto Silva (Natação), Jorge Batista (Judo), José Araújo Lopes (dirigente e árbitro), Emanuel Rego (Voleibol), José Leonardo Soares (Motocross), Ricardo Botelho (Basquetebol), Luís Barbosa (Futebol), Luís Carvalho (Ténis de Campo), António José Brilhante (Voleibol) e José Manuel Petite (Futebol).
A apresentação da Gala estará a cargo de Sidónio Bettencourt e o entretenimento musical a cargo da banda Stereo Mode, com reportório específico de temas nacionais e internacionais versando temáticos como superação como a superação e a igualdade. Atuará também o grupo de dança "Soul Steelers".
O troféu, uma vez mais concebido pela escultora Catarina Alves, tem o basalto e acrílico como base e a folha do louro como símbolo da vitória. A criação desta peça exclusiva para a Gala do Desporto de Ponta Delgada retrata o desporto adaptado e simboliza a inclusão e o "ultrapassar de barreiras" e o triunfo do ser humano perante estes mesmos obstáculos.
Este ano, Catarina Alves contou com a colaboração de utentes de uma instituição de solidariedade social (IPSS) na elaboração do troféu da Gala, mais precisamente a Aurora Social.