Câmara de Ponta Delgada associa-se à Celebração do Dia da Mulher na Junta de Freguesia de São Pedro

07 Março 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada associou-se à Celebração do Dia da Mulher, iniciativa da Junta de São Pedro que decorreu esta sexta-feira na sede desta autarquia local.
Uma celebração que serviu também para homenagear três mulheres da freguesia de São Pedro, cujo trabalho desenvolvido deixa marca no progresso social, político, económico e cultural de Ponta Delgada: Fátima Silva, Fátima Rego Ponte e Ana Silva Melo.
A Vereadora Maria José Lemos Duarte, em representação do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Humberto Melo, aproveitou a oportunidade para felicitar a iniciativa da Junta de Freguesia de São Pedro, através do seu Presidente, José Leal, de celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Para Maria José Lemos Duarte, esta celebração "é a prova de que o Dia Internacional da Mulher pode, deve e é muito mais do que uma data de chamada de atenção, ou de sensibilização para as questões que, infelizmente, continuam a afetar a mulher no século XXI: O facto de continuarem a ser as que mais sofrem de violência doméstica, de desigualdades sociais e salariais, e alvo de discriminação".
Como adiantou a Vereadora, trata-se de "uma celebração da mulher, da sua emancipação e das suas conquistas, que resultaram e resultam de mais de um século de luta pelos nossos interesses".
Em nome pessoal e institucional, Maria José Lemos Duarte dirigiu uma palavra de felicitação às homenageadas, destacando a vida e o percurso de cada uma delas.
Referindo-se a Fátima Rego Ponte, antiga Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, disse que esta "deixou a marca da sua ação política no nosso concelho".
"Que, no seu dia a dia, pelo seu dinamismo e profissionalismo é uma empresária de sucesso e de referência num grupo económico, que é reconhecido em todo o concelho e nos Açores inteiros" - frisou.
Sobre a Professora Fátima Silva, também ela autarca, Presidente da Assembleia de Freguesia de São Pedro, considerou-a como "uma humanista". Fátima Silva foi durante décadas professora na Escola Secundária das Laranjeiras, tendo passado pela sua direção, e implementado as já incontornáveis Jornadas da Adolescência.
"Hoje, para além da causa pública, continua a dedicar-se à causa social, através da Liga dos Amigos da Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo" - referiu.
Relativamente a Ana Silva Melo, A Vereadora afirmou que se está perante "uma mulher de força e de coragem que, acredito, só a debilidade da doença a impede de estar entre nós, no dia em que a Junta de Freguesia de São Pedro lhe homenageia, pelo seu empenho e dinamismo cultural. Esteve longos anos ligada à realização das festas da freguesia, das suas populares marchas, desfiles de Carnaval, entre outras iniciativas de carácter lúdico e recreativo".
Assim, sustentou Maria José Lemos Duarte, "pela escolha das homenageadas, pelo exemplo político, social, económico e cultural que são, não apenas na freguesia, como no nosso concelho, a Câmara Municipal de Ponta Delgada orgulha-se de se associar à Celebração da Junta de Freguesia".
"Hoje a freguesia de São Pedro e as suas ilustres homenageadas estão de parabéns. Ponta Delgada também está de parabéns, por ter instituições e personalidades que, estando ao serviço das causas públicas, são capazes de elevar o seu nome como cidade e concelho humanista ao serviço dos outros" - concluiu.