Bolieiro em entrevista ao OAL aponta pobreza, gestão e coesão territorial como principais desafios

28 Fevereiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, foi  entrevistado pelo Observatório das Autarquias Locais. Uma entrevista que, segundo o OAL, teve em 3 dias mais de 31.000 leituras.
O edil, que está de saída da CMPD para outras funções, aponta a pobreza, gestão e coesão territorial como o maior desafio enquanto Presidente do maior município dos Açores.
“A necessidade de intervenção e investimento enquanto prioridade máxima disse respeito às questões socioeducativas, onde se insere o combate à pobreza extrema, a inclusão social e o combate à mendicidade e aos sem abrigo, bem como para o facto de a própria autarquia, nos últimos anos, ter sido geradora de emprego. Acresce ainda um investimento, muito significativo, na reabilitação, ampliação e requalificação de edifícios escolares”, sustentou, acrescentando que, “em termos de gestão, orgulhamo-nos com a capacidade demonstrada e com os resultados alcançados, com o equilíbrio orçamental e sem endividamento”.
Para o Presidente, “o diálogo e a equidade de tratamento com todas as 24 freguesias do concelho, independentemente da sua respeitada cor partidária, pautou – e distinguiu – a minha ação”.
Defensor da democracia representativa, e questionado sobre a necessidade de alterar o regime jurídico do funcionamento dos órgãos municipais, Bolieiro advogou “a verdade eleitoral, na composição do colégio eleitoral. Isto é, o mandato atribuído pelos munícipes é diferente do mandato atribuído pelos fregueses”.
Das decisões tomadas, as mais “emblemáticas” foram, apontou, a colaboração técnico-financeira com as freguesias, a solução para o Setor Empresarial Local, a introdução do Orçamento Participativo com caráter deliberativo e a redução dos vínculos precários, com integração dos trabalhadores. Mas também, de modo especial, o combate à extrema pobreza e à solidão”.
No que concerne ao aumento do número de turistas, o Presidente afirmou a “satisfação pelo realizado, mas com a certeza de que ainda há muito a fazer”.
“Temos de manter a aposta contínua no turismo sustentável e de elevada qualidade, que promova experiências autênticas e identitárias do concelho. Ademais, temos de evoluir numa progressiva eliminação da contemplação ignorante e ignorada, involuntariamente assumida pelos próprios turistas e entidades públicas”, advertiu, lembrando que “Ponta Delgada está a fazer por isso, ao disponibilizar informação científica, multilingue e digital, sobre o visitado”.
“Alguém que procurou alterar mentalidades face ao papel do Poder Local na Democracia e no desenvolvimento local. A pessoa como grande sujeito da ação política”, é assim que José Manuel Bolieiro gostaria de ser recordado.
A entrevista pode ser lida na íntegra em https://oal.pt/presidente-das-ccdr-democratizacao-modelo-designacao-direcoes-ccdr-entrevista-presidente-ponta-delgada/ .