Cimeira Feminina 2020 a 8 de março no Centro Natália Correia para assinalar Dia Internacional da Mulher

28 Fevereiro 2020

No próximo dia 8 de março, a partir das 10h00, no Centro Natália Correia, vai realizar-se a Cimeira Feminina 2020, numa iniciativa da GESTA - Associação para o Desenvolvimento Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O objetivo desta iniciativa, que se realiza precisamente no Dia Internacional da Mulher e para assinalar a data, é promover o debate e a reflexão de temáticas atuais relativas ao lugar da mulher na sociedade açoriana e no mundo.
A Cimeira engloba três painéis constituídos por mulheres açorianas que ocupam ou ocuparam lugares de destaque na política, na sociedade, na cultura e noutros setores da atividade.
Assim, após a receção aos participantes (10h00), tem lugar a sessão de abertura (10h15), com a intervenção de Maria José Lemos Duarte, anfitriã e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada e com uma saudação por Maria Amélia da Costa Lopes, Presidente da Direção da GESTA.
O primeiro painel, subordinado ao tema "Empoderamento e Desafios", tem início às 11h00, sendo moderadora Leonor Sampaio da Silva, professora auxiliar na Universidade dos Açores.
Com a participação do professor José Carlos Jorge, este painel terá como oradoras Ângela Almeida, escritora e investigadora científica; Isabel Albergaria, Presidente do Conselho Executivo do Conservatório Regional de Ponta Delgada; Fernanda Mendes, deputada à Assembleia Regional dos Açores, nas legislaturas de 1996, 2000, 2004, Secretária Regional dos Assuntos Sociais (2000/02) e Vice-Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores (VIII Legislatura).
Depois do almoço, mais precisamente às 14h00, tem início o segundo painel com o tema base "Arte e Cidadania". Modera o painel, que conta com a participação do jurista Pedro Gomes, a artista plástica Avelina Ferreira. As oradoras são Helena Galvão Amaral, artista plástica mais conhecida como Lena Gal (desloca-se propositadamente a Ponta Delgada para a Cimeira); Leonor Sampaio da Silva, professora auxiliar na Universidade dos Açores; Nina Medeiros, professora do agrupamento de Artes Visuais na Escola Secundária Antero de Quental desde 1991 e membro do Serviço Educativo do Museu Carlos Machado.
O terceiro e último painel tem início marcado para as 15h45 e é subordinado ao tema "Direitos Humanos e Desigualdade". Modera o painel, que conta com a participação do professor Aníbal Pires, Amélia Lopes, professora, assessora do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores (2000-2004), presidente da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (2015- 2017).
São oradoras neste último painel Leonor Anahory, presidente da Associação Seniores São Miguel, diretora de Protocolo no Rotary Club Ponta Delgada e presidente da Assembleia Geral do GAP (Grupo dos Amigos da Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo); Conceição Lopes, Magistrada do Ministério Público Coordenadora da Comarca dos Açores; Piedade Lalanda, professora coordenadora na Escola Superior de Saúde e Professora na faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores.
A sessão de encerramento está agenda para as 17h15.