XVI Meia Maratona Ponta Delgada-Ribeira Grande a 8 de março

27 Fevereiro 2020

A XVI Meia Maratona Ponta Delgada-Ribeira Grande realiza-se a 8 de março, terá um novo percurso e conta já com a inscrição de cerca de uma centena de atletas.
A prova que, como habitualmente, dá destaque ao desporto adaptado e, consequentemente, à inclusão, foi hoje apresentada em conferência de Imprensa, nos Paços do Concelho de Ponta Delgada.
Na conferência estiveram presentes os Vereadores Pedro Furtado, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e Filipe Jorge, da Câmara Municipal da Ribeira Grande, além de Carlos Melo, do Núcleo Sportinguista de São Miguel, associação organizadora da prova, em colaboração com a Associação de Atletismo de São Miguel.
Os cabeças de cartaz da edição de 2020, conforme foi anunciado, são Délio Melo (São Miguel), Eduardo Sousa (Terceira), e José Batista (Faial).
Os atletas partem, às 10h00 de 8 de março, do Campo de São Francisco, prosseguindo até ao Forno da Cal, passando pela Pranchinha e pela estrada regional da Ribeira Grande até à Ribeira Seca (campo de futebol), terminando na Matriz da Ribeira Grande. No total, serão percorridos 21,5 quilómetros.
A data limite para as inscrições é 6 de março. Os atletas locais podem inscrever-se na Associação de Atletismo de São Miguel e os atletas visitantes através do e-mail do Núcleo Sportinguista de São Miguel (nssm@sapo.pt).
O valor da inscrição é de 5 euros e a verba total reverterá para ajudar na compra de uma bicicleta adaptada destinada a um dos atletas federados que habitualmente participa na prova.
A Meia Maratona está aberta à participação de atletas federados e não não federados, pertencentes aos escalões de juniores, seniores e veteranos dos escalões de I a VII de ambos os sexos.
Até ao momento, já estão inscritas 13 equipas dos Açores, sete do continente e quatro de desporto adaptado.
Durante a conferência de Imprensa de hoje, o responsável pelo Núcleo Sportinguista de São Miguel agradeceu o apoio das câmaras municipais de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, sem o qual não seria possível a realização desta prova.
Por seu lado, o Vereador do Desporto da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Furtado, destacou o facto desta prova ser diferente das demais pelo facto de envolver sempre atletas adaptados.
Pedro Furtado disse mesmo que as mais de duas dezenas de apoios à realização da Meia Maratona "mostram bem o carinho e a atenção que damos a esta prova".
"De ano para ano, estamos sempre a melhorar esta prova. Estamos a tentar homologar a Meia Maratona junto da Federação Portuguesa de Atletismo, mas não tem sido fácil. No entanto, não vamos desistir" - sustentou.
Ainda segundo Pedro Furtado, "esta prova é para continuar, até porque dá um grande sinal ao resto do país e ao mundo. Numa altura em que tanto se fala sobre racismo no desporto, nós olhamos para o desporto como um espaço de integração e de inclusão. O facto de destacar os atletas adaptados, a Meia Maratona Ponta Delgada Delgada-Ribeira Grande mostra a diferença e a envolvência de todos quanto nela participam e dos apoios públicos e privados".
Já o Vereador de Desporto da Câmara da Ribeira Grande, Filipe Jorge, destacou o facto de se estar perante um grande evento intermunicipal, que liga as duas maiores cidades de São Miguel, que liga o sul e o norte da nossa ilha e que reforça a inclusão no desporto.
"A Meia Maratona constitui uma alavanca para a inclusão no desporto", acentuou, sublinhando que a prova disso mesmo é o aumento dos apoios privados com vista à realização da mesma.