Bailes de Carnaval do Coliseu regressam a 21 e 24 de fevereiro com os já habituais passatempos para as cestas melhor decoradas

10 Fevereiro 2020

Os Bailes de Carnaval regressam ao Coliseu Micaelense a 21 de fevereiro, sexta-feira, e a 24 de fevereiro, segunda-feira, mantendo uma tradição que remonta a 1921. Também tradicional é o passatempo para as cestas melhor decoradas nos dois dias do baile.
Esta tradição única no país e no mundo teve início há 99 anos, embora com carácter restrito e com foliões selecionados. No entanto, rapidamente se democratizou sem perder o requinte.
Nos Bailes de Carnaval do Coliseu Micaelense, edifício que data do início do século XX, as senhoras apresentam-se de vestido de gala e os senhores de 'smoking'.
Não obstante o facto de terem passado por algumas interrupções ao longo de quase um século, os bailes do Coliseu Micaelense mantêm o glamour e as características únicas até aos dias de hoje.
Esta casa, então designada Coliseu Avenida, foi inaugurada a 10 de maio de 1917, tendo sido construída como réplica do Coliseu dos Recreios de Lisboa, em plena I Grande Guerra Mundial.
Como sempre, nos tradicionais bailes de Carnaval do Coliseu Micaelense, designação que surgiu em 1950, a sala principal é devidamente decorada e preparada com 120 mesas, divididas pela pista, pelo primeiro e pelo segundo balcão, bem como pelos 80 camarotes.
Já no que respeita ao passatempo das cestas, que todos os anos desperta a criatividade dos participantes, este irá premiar o primeiro lugar com uma viagem dupla (Açores - Lisboa ou Porto – Açores), o segundo com um fim-de-semana no Hotel Bahia Palace e o terceiro com um bilhete duplo para os eventos de produção própria do Coliseu Micaelense.
O passatempo vai eleger a cesta mais tradicional, a cesta mais criativa e a cesta mais carnavalesca.
Este ano, a animação musical no palco principal, para o baile de sexta-feira, conta com a atuação da banda “Oceanos” e “Stereomode”, enquanto “DJ EL Loco”, “Kid Jay”, “DJ Matti” e “Milhafre” animam o Foyer e a Zona Lounge, a partir das 23h00.
No baile de segunda-feira, a Banda “Blackout” e a “Banda 8” dão ritmo à pista principal. A partir das 23h00, “DJ EL Loco”, “Kid Jay”, “DJ Matti” e “Mr. Bridge” animarão no Foyer e a Zona Lounge.
Tanto o regulamento oficial deste evento, como o regulamento do passatempo das cestas podem ser consultados em https://coliseumicaelense.pt/programacao/.
Recorde-se que após vários anos de degradação, o Coliseu Micaelense foi adquirido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em 2002, ano que se procedeu ao início das respetivas obras de recuperação.
Com projeto da autoria do arquiteto Rogério Cavaca, que manteve as características iniciais do edifício, o Coliseu Micaelense, que reabriu ao público em 2005, está hoje preparado para receber espetáculos tão diversos como concertos musicais, ópera, circo, congressos e galas.
O segundo Coliseu mais antigo do país acrescentou valor à cultura ao ver criado, em 2007, um polo museológico onde estão expostos objetos que preservam a memória do edifício histórico. O polo está situado no terceiro piso e ali estão fotografias de bailes, a primeira máquina de projeção de cinema adquirida pelo empresário Santos Figueira e o último piano do maestro Teófilo Frazão, entre muitos outros elementos históricos.