Câmara instala sanitários com acesso a pessoas de mobilidade reduzida no centro da cidade

07 Fevereiro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de concretizar a construção da instalação sanitária no centro da cidade com acesso a pessoas de mobilidade reduzida.
A nova instalação fica localizada no Largo de São João e é constituída por um sanitário com controlo de acesso automático mediante moedeiro e uso de cartão SIM, dispondo de um sistema automático de auto-limpeza e desinfeção da tampa, da sanita, do lavatório e do chão.
Está adaptado para pessoas de ambos os sexos e para pessoas de mobilidade condicionada, cumprindo todas as normas de acessibilidade.
O controlo do sanitário é feito através de uma aplicação, onde é possível definir os horários de funcionamento, verificar o número de utilizações, receber alertas de avarias e de falta de consumíveis (sabão, papel das mãos e papel higiénico).
Cada utilizador dispõe de um período de 15 minutos, regulados através de um relógio LED com contagem decrescente, que inicia o seu funcionamento com o início da sua utilização e indica o tempo restante de serviço, sendo acionado o alarme sonoro sempre que se ultrapasse o tempo estabelecido de serviço.
O equipamento dispõe de luz natural no formato de clarabóias e o interior dos sanitários tem uma sanita em aço inoxidável com assento rebatível auto lavável, dispensador de papel higiénico, papeleira anti-vandalismo, área técnica, lavatório, secador e doseador de sabão, espelho anti-vandalismo, ambientador, dois cabides, barras de apoio para utilizadores de mobilidade condicionada, depósitos de sabão e desinfetante e fraldário rebatível.
Para acesso a todo o público, foi instalado um bebedouro no exterior das instalações.
A obra em questão surgiu no âmbito do Orçamento Participativo 2017/2018.