Orçamento Participativo Escolar de Ponta Delgada: projetos vencedores divulgados hoje

05 Fevereiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, anunciou, ao final da tarde de hoje, os projetos vencedores da 4.ª edição do Orçamento Participativo Escolar (OPE), referente ao ano letivo 2019/2020, que envolveu as seis escolas do concelho que lecionam o 3.º ciclo: Arrifes, Capelas, Ginetes, Antero de Quental, Domingos Rebelo e Laranjeiras.
Na sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o edil salientou a importância do pioneiro OPE na promoção da participação cívica. Este é, no seu entender, uma iniciativa que estimula os alunos a terem uma maior consciência das necessidades, a elencarem prioridades e a priorizarem o investimento, de forma responsável e assente em princípios democráticos.
Com a vantagem, explicou, de ser o OPE a ir à Escola, instituição determinante para a formação de caráter.
“O OPE apresenta-se como uma oportunidade de as escolas terem ativos com uma simples atitude pedagógica e educativa”, acrescentou, constatando mesmo que através desta iniciativa tem sido possível “colmatar carências de materiais e equipamentos pedagógicos”.
Por estas razões, o Presidente do Município afirmou que OPE tem sido um sucesso, enaltecendo a atitude dos alunos e agradecendo a forte colaboração e empenho dos conselhos executivos e dos professores em geral.
Recorde-se que no OPE são os alunos do 7.º ano de escolaridade que propõem, em diálogo com a restante comunidade escolar, os projetos orçados em até 1500 euros, que depois são sujeitos a votação pelos restantes alunos.
A votação da 4.ª edição do projeto decorreu de 27 a 31 de janeiro. Na Escola Básica e Integrada de Arrifes venceu o projeto Bibliotecários, com 62,5% dos votos. Curiosamente os alunos propuseram e elegeram um projeto destinado à Escola dos Milagres.
Os alunos da Escola Básica e Integrada de Capelas votaram na aquisição de Equipamentos Desportivos, 53,4%.
Na Escola Básica Integrada de Ginetes vão ser adquiridas colunas para transmissão de avisos e música (50%).
Na Escola Secundária Antero de Quental, os alunos decidiram adquirir tablets (71,6%).
Na Escola Secundária Domingos Rebelo, a pensar no ambiente e com vista a tornar a aula mais atraente, os alunos também decidiram adquirir tablets (49,4%).
Por fim, na Escola Secundária das Laranjeiras vai ver substituídos os estores das salas (51,2%).
Na cerimónia desta tarde, também foram entregues os certificados de participação do OPE de Ponta Delgada.