Câmara de Ponta Delgada leva “Esquadrão Planeta - Vem Salvar o Teu!” às escolas do concelho

13 Janeiro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Tetrapi – Centro de Actividades Ocupacionais, S.A., está a promover nas escolas do 1.º ciclo do concelho o projeto “Esquadrão Planeta – Vem Salvar o Teu!” com o intuito de sensibilizar as crianças para as boas práticas ambientais.
A iniciativa que arrancou no início do presente mês de janeiro – orçada em 10 mil euros e que abrangerá 30 escolas, num total de 568 alunos - está alinhada com as linhas orientadoras e estratégicas do Município, nomeadamente a importância das aprendizagens diversificadas e ativas.
Deste modo, os alunos têm a oportunidade de viver situações estimulantes de trabalho escolar. Com a pluralidade de materiais, técnicas e processos de desenvolvimento de saberes, pretende-se contribuir para o crescimento intelectual das crianças e consequentemente para o sucesso escolar de cada aluno, ou seja, assegurar o equilíbrio entre o saber e o saber fazer e a cultura escolar e a cultura do quotidiano.
Do projeto constam três sessões dedicadas à poluição de um elemento do meio ambiente, nomeadamente o Ar, a Água e o Solo.
O Presidente do Município, José Manuel Bolieiro, esteve hoje numa sessão do “Esquadrão Planeta – Vem Salvar o Teu!”, no Livramento, onde reiterou que este é um projeto que “ajuda na descoberta de vocação para a ciência” e contribui para a consciencialização de que “só vivemos bem, se o ambiente for bom” e, por isso, temos de tratar dele. “Cuidar no presente do futuro”, vincou.
A sessão de hoje foi dedicada à Água, sendo que as “cientistas” abordaram a poluição do mar, despertando para as consequências da mesma e ensinando a preveni-la. A título de curiosidade, ensinaram como fazer velas com recurso ao óleo alimentar usado.
Na sessão também foram dadas dicas para poupar água e de como proceder à separação de resíduos.