Câmara de Ponta Delgada atribui 50.000 euros para recuperação de edifício histórico da Igreja de São Sebastião

27 Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinou um protocolo de cooperação com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Sebastião por via do qual a autarquia atribui um apoio financeiro no valor global de 50.000 euros.
A verba destina-se a comparticipar os custos com a execução das obras de reabilitação do edifício situado entre a Rua Manuel Inácio Correia e o Largo João Francisco Cabral, que é propriedade da Fábrica e que durante dezenas de anos tem funcionado como centro pastoral e de catecismo da Paróquia de São Sebastião.
No protocolo, assinado entre o Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, e o representante da Fábrica da Igreja de São Sebastião, Padre Nemésio Medeiros, refere-se que o edifício em referência "foi palco de formação não só religiosa, mas também pessoal e cívica de inúmeras gerações pontadelgadenses, constituindo, assim, uma marca indelével na vida de muitos cidadãos".
Uma vez que o mesmo edifício apresenta sinais evidentes de degradação, que colocam em causa a sua estrutura, ameaçando a segurança dos utentes e de quem por ali circula, a autarquia concedeu o apoio financeiro de 50.000 euros com vista à sua recuperação.
Uma recuperação considerada essencial pela Câmara presidida por José Manuel Bolieiro, uma vez que se trata de um edifício com história, localizado a escassos metros da Igreja Matriz de Ponta Delgada. Ou seja, em pleno centro histórico da cidade.
O protocolo agora assinado, que vigora pelo prazo de 10 anos, tem ainda em conta a potencialidade de utilização do referido espaço para a realização de eventos e demais atividades de interesse municipal e comunitário.