Ponta Delgada coloca Freguesias como parceiros ativos de desenvolvimento

Aniversário da Freguesia do Livramento
12 Dezembro 2019

A cerimónia comemorativa do 181º aniversário da criação da Freguesia do Livramento realizou-se, esta quarta-feira, na sede do Rancho Folclórico, e foi presidida pelo vereador Pedro Furtado, em representação do Presidente do Município de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.
Nesta sessão solene, o responsável autárquico afirmou que “comemorar o aniversário do Livramento, é celebrar a maneira de viver e de estar do seu povo, é enaltecer aquilo que o distingue dos demais e perspetivar, serenamente, o futuro”.
Durante a sua intervenção, Pedro Furtado aproveitou para destacar “a importância do poder local no reforço da identidade territorial e na aproximação aos valores e interesses da população”.
“O poder local tem sido o garante de uma maior participação cívica dos cidadãos e é por isso que, para o Município de Ponta Delgada, a coesão territorial faz-se com a participação ativa das suas Freguesias. Fazemos das nossas Freguesias parceiros ativos de desenvolvimento e não temos qualquer receio ou dúvida que os acordos anuais entre o Município e as Juntas, acompanhados das devidas compensações financeiras, são bem aplicados”, expressou o edil.
O vereador da Câmara Municipal ainda manifestou que “Ponta Delgada orgulha-se deste modelo de relacionamento institucional com as suas Freguesias e o mesmo é reconhecido como singular e exemplar pelas demais entidades políticas regionais e nacionais, nomeadamente pelos representantes da Associação Nacional de Freguesias”.
Assim, “afirmamos a nossa diferença. Mais do que palavras, promessas e discursos de ocasião, queremos mostrar com atos reais e administrativos, o nosso respeito e agradecimento pelo papel que as Juntas de Freguesias têm desempenhado na construção de um Concelho melhor, onde cada cidadão, instituição e organização se sentem membro integrante”, concluiu o vereador Pedro Furtado.
Já o Presidente da Freguesia do Livramento, Manuel António Soares, iniciou o seu discurso fazendo o balanço do percurso e do trabalho desenvolvido ao longo dos anos por esta freguesia e explicou a escolha das homenageadas, com o “Título de Cidadãos de Mérito do Livramento”, Maria Joana Oliveira Ferreira Cabral e Maria Leonor D’Almeida Vasconcelos Raposo Silva Lopes pela sua dedicação à população local nas áreas da saúde e da ação social: “Esta é uma singela homenagem, que fica longe, do contributo destas  cidadãs à nossa comunidade e à nossa freguesia”.
Manuel António Soares ainda aproveitou o momento para anunciar que muito foi feito, mas ainda há muito a fazer pelo Livramento e é por isso que, no sentido de investir na área cultural, “será inaugurada, já no próximo ano, uma biblioteca no edifício da Junta de Freguesia, com livros já adquiridos, que irão estar disponíveis a toda a população”.
Nesta celebração do dia da freguesia do Livramento, também houve tempo para ouvir a oradora convidada, Sofia Ribeiro,  falar sobre o tema “Pensar global, agir local”.