Câmara Municipal de Ponta Delgada premeia o mérito escolar

06 Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu, ontem, a 6.ª edição da entrega dos Prémios de Mérito Escolar, referente ao ano letivo transato.
Uma iniciativa destinada aos estudantes do ensino não superior do concelho de Ponta Delgada e que visa “premiar o mérito, a dedicação e o esforço” e “estimular a superação pessoal e a procura da excelência”, como sustentou o Presidente do Município.
José Manuel Bolieiro fez uma vénia aos alunos premiados, extensível às suas famílias e à comunidade educativa, e expressou a esperança naqueles que “são o nosso futuro, de cada um e da comunidade” e a convicção de que “o sucesso deste jovens é positivo para o coletivo”. “A comunidade beneficiará da cidadania ativa e da excelência”, argumentou, afirmando o orgulho do Município nos jovens distinguidos.
O edil, acompanhado pela Vereadora da Educação, Maria José Lemos Duarte, frisou que o investimento nas pessoas e na área socioeducativa tem sido prioridade máxima do Executivo a que preside e que tem procurado, através de várias iniciativas, promover uma cultura de reconhecimento de mérito.
Os “Prémios de Mérito Escolar” consistem na atribuição de um montante pecuniário e de um “Diploma de Mérito Escolar” ao melhor estudante de cada estabelecimento de ensino não superior do concelho de Ponta Delgada que tenha concluído o terceiro ciclo do ensino básico, o ensino secundário, o ensino profissional e o ensino artístico, com um comportamento escolar irrepreensível e aproveitamento escolar excecional.
Este prémio tem um impacto financeiro de 10.200,00€ (dez mil e duzentos euros), distribuídos por 23 alunos das Escolas Secundárias Antero Quental, Domingos Rebelo, Laranjeiras e Colégio Castanheiro, das Escolas Básicas Integradas de Ginetes, Capelas e Arrifes, pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada e das Escolas Profissionais: ENTA,  APRODAZ, EPROSEC, EFTH, MEP- Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. Assim, cada aluno nomeado pela sua escola beneficia de um apoio que varia entre os 400,00 e os 500,00 euros, mediante o nível de ensino concluído.
A sessão teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com um momento musical protagonizado por Caroline Pimentel,no canto, e, no piano, André Costa, ambos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.