Bolieiro enaltece CCIPD pela iniciativa “Orienta Empresas”

22 Novembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu, esta tarde, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada pela iniciativa “Orienta Empresas”.
Um projeto especial  com intervenção nas áreas da inovação, marketing e competitividade, rede de apoio a empresas, serviços de consultoria e apoio e realização de estudos.
José Manuel Bolieiro, no âmbito do Fórum dos Municípios, participou esta tarde num debate sobre Desenvolvimento Local e Turismo, onde reforçou a importância da CCIPD, das entidades públicas, e do bom funcionamento do Conselho Económico e Social na definição da estratégia global de desenvolvimento de um território.
O edil falou do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Ponta Delgada, 2017-2021, que não passa pela subsidiação do investimento, mas antes por encontrar objetivos estratégicos.
No seu entender, é fundamental promover uma cultura de planeamento estratégico e que, ao nível local, este contemple as especificidades do território, ao mesmo tempo, coadune com o planeamento da Europa e da Região.
O Presidente falou do pós abertura dos céus dos Açores e da nova política das acessibilidade áreas, do crescimento do alojamento local e da aposta na regeneração urbana sustentável para o Turismo e para a restauração, bares e similares.
Reiterou a aposta do Município na criação de roteiros de visitação e de conteúdos informativos, num percurso que tem sido acompanhado pela aposta no digital, nomeadamente na aplicação e no portal do turismo.
No que concerne à estratégia adotada pela Câmara Municipal para o desenvolvimento turístico de Ponta Delgada, esta tem  assentado na fixação sazonal de eventos âncora, de referência cultural e identitária enquanto povo.
Passa, igualmente, pela valorização dos ativos naturais e identitários do concelho, nomeadamente através do recenseamento dos ativos de natureza com potencial turístico; do incentivo à formação no setor turístico, para a conservação, proteção e desenvolvimento de espaços naturais; da promoção de circuitos turísticos que nos diferenciam de outros destinos e levam os turistas a visitar as zonas mais rurais do concelho, deixando aí valor e dispersando as visitas por mais locais de interesse; da criação de estruturas de interpretação do património natural, nomeadamente através da parceria com o Geopark dos Açores e o portal/App do Turismo (www.visitpontadelgada.pt), que disponibilizam informação turística sobre o concelho; e, também, do apoio às atividades culturais que potenciam um concelho diferenciador e dinâmico.