Conselho Municipal de Juventude de Ponta Delgada reúne e aprova dotação orçamental de 75 mil euros

29 Outubro 2019

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Ponta Delgada reuniu hoje, tendo aprovado por unanimidade a proposta de introdução no orçamento do próximo ano da Câmara Municipal de uma rubrica específica para as atividades deste órgão consultivo com a dotação de 75 mil euros .
“Estamos a fazer história”, afirmou o Presidente do Município, José Manuel Bolieiro, congratulando-se com a possibilidade de, em matéria de juventude, seguir-se um princípio análogo à lógica do Orçamento Participativo de Ponta Delgada e “sem paralelo”, valorizando a “proponência e a ação do CMJ”.
Instalado em junho, o CMJ já reuniu uma panóplia de propostas de atividades/medidas para a juventude e que versam áreas como a mobilidade/transportes, apoio à atividade jovem, projetos no âmbito da sociedade digital e do ambiente e arrendamento jovem.
Em termos de mobilidade, o Executivo está já a trabalhar numa solução para o reforço da ligação, através do transporte coletivo de passageiros, entre a Universidade e a Residência Universitária.
Recorde-se que o CMJ é um órgão consultivo da Câmara Municipal  que visa estimular a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política do município e proporcionar-lhes meios para o estudo e debate das mais diversas temáticas ligadas à juventude, através das suas associações.
É presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, um membro de cada juventude partidária, representantes de associações juvenis, entre outras entidades.