Dia da Construção: Bolieiro felicita AICOPA e lança desafios ao setor

25 Outubro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada felicitou, esta manhã, a AICOPA (Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores) pelo trabalho que tem desenvolvido, destacando a sua capacidade de iniciativa e a determinação  de assegurar um crescente movimento associativo para o setor empresarial da construção civil.
José Manuel Bolieiro reconheceu a importância da AICOPA, presidida por Alexandra Bragança, enquanto parceiro  social da Autarquia (entidade licenciadora e promotora de obra pública), na apreciação crítica quanto ao “estado da arte” e numa lógica prospetiva. “É fundamental que hoje qualquer setor não se limite à retrospetiva e à queixa ou ao pânico da mudança. Fundamental é que possa desenvolver espírito prospetivo”, afirmou.
O edil, que falava na Sessão de Abertura do seminário “Construção Civil que futuro?”, alertou que a construção civil continua a ser um setor fundamental, mas que, como qualquer outro setor, tem a sua geografia, o seu  ciclo e as suas tendências.
“O ciclo, por isso, tem de ser encarado hoje provavelmente menos com obra pública infraestrutural, mas com obra pública de reabilitação, regeneradora”, apelou.
Em relação às tendências a antever e a acompanhar, “há que aportar à construção  hoje  aperfeiçoamento, aplicação de novas tecnologias, novas exigências na área da sustentabilidade ambiental e económica, mas também da própria vivência urbana, como apostar na qualificação das exigências acústicas, da eficiência energética, da aplicação das novas tecnologias para conforto das famílias, para a qualidade das próprias infraestruturas já feitas, mas com necessidades de aperfeiçoamento e de atualização face às exigências da modernidade”.
“Que a AICOPA, enquanto parceira social, se fortaleça, seja este parceiro social de não apenas análise retrospetiva, mas com capacidade prospetiva para influenciar positivamente as políticas públicas e conduzir os seus associados”, partilhou o Presidente.
O seminário “Construção Civil que futuro?” está a decorrer durante o dia de hoje em Ponta Delgada, numa iniciativa da AICOPA.