Empenho das escolas na atribuição de prémios de mérito inspira Câmara de Ponta Delgada

19 Outubro 2019

A Vereadora Maria José Lemos Duarte afirmou, esta sexta-feira, que o empenho das escolas na atribuição de prémios de mérito aos melhores alunos serve de inspiração à Câmara de Ponta Delgada.
Falando em representação do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, na cerimónia de entrega dos Diplomas de Mérito Escolar do ano letivo 2018/2019 aos melhores alunos da EBI Canto da Maia, a Vereadora que tutela a área da Educação.
"É uma honra para o nosso concelho ver o empenho das nossas escolas em garantir, através da elevação do mérito e da excelência, a formação de melhores cidadãos" - acentuou.
Para Maria José Lemos Duarte, a entrega de prémios de mérito é uma "oportunidade para, enquanto vereadora responsável pela área da Educação, dar os parabéns a cada um dos alunos que se distinguiram, no ano letivo transato, mas também aos pais, educadores e professores, por vos acompanharem e incentivarem a encarar a vossa educação escolar com sentido de excelência".
Neste sentido, a Vereadora afirmou ser "uma honra e um orgulho, para nós pais, quando vemos que a dedicação e o empenho dos nossos filhos são reconhecidos, assim como, também para vós professores ao verem o resultado do vosso trabalho e dedicação reconhecido no sucesso dos vossos alunos".
Aproveitou a oportunidade para louvar a Escola Canto da Maia, na pessoa do Presidente do Conselho Executivo, Miguel Gameiro Silva, pela iniciativa e salientou que "cabe à escola e à comunidade educativa elevar a fasquia do nível de aprendizagem das nossas crianças e jovens através do reconhecimento e do mérito daqueles que mais se dedicam ao saber".
"Há que incentivar as crianças e jovens a serem esforçados, dedicados e resilientes, premiando-os, reconhecendo e valorizando assim, o seu esforço e dedicação. Os poderes públicos – tenham eles competências diretas ou indiretas na área da Educação – têm a obrigação de apoiar e saudar todas as iniciativas que elevem a qualidade da formação das nossas crianças e jovens" - acrescentou.
Relativamente ao trabalho que a Câmara de Ponta Delgada tem realizado na área da Educação, Maria José Lemos Duarte destacou a forte aposta nas condições de aprendizagem das escolas do 1º Ciclo e o melhoramento das infraestruturas.
Salientou, ainda, os espaços de atividades de tempos livres (ATL) que, há mais de uma década, têm funções pedagógicas, ajudam pais e educadores a conciliarem a vida profissional com a familiar.