Missão Eco-Tur debate em Ponta Delgada novas estratégias conjuntas de desenvolvimento económico sustentável

vs_l2807
25 Setembro 2019

Até sexta-feira, a VI Missão de Cooperação Eco-Tur reúne, em Ponta Delgada, delegações dos Açores, Canárias, Madeira, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia para debater estratégias comuns de desenvolvimento económico sustentável. Um desenvolvimento que passa, impreterivelmente, pelas novas tendências de um setor em franco crescimento - o Turismo, mas também pelo incremento da sua vertente ambiental - o Ecoturismo.
Todas as regiões e países, cujos representantes se encontram em Ponta Delgada para conhecer uma realidade ímpar a nível mundial em termos de património ambiental, são parceiros do projeto Eco-Tur, que trabalha com base nas novas tendências do setor do Turismo.
Apesar de existir um enorme potencial no que respeita aos recursos naturais, etnográficos e paisagísticos, os Municípios parceiros neste projeto, com segmentos de turismo consolidado, entre os quais se encontra Ponta Delgada, concordam com a necessidade de existir uma reflexão sobre o desenvolvimento do mesmo. Em causa está o facto deste segmento enfrentar algumas problemáticas em termos de promoção e consolidação.
Questões pertinentes que acabaram por ser discutidas no primeiro dia dos trabalhos da VI Missão de Cooperação Eco-Tur, realizada no Auditório Municipal do Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo.
Os conferencistas foram unânimes na defesa do património cultural e natural, mas também deixaram o desafio para que haja uma união de esforços neste sentido. Ou seja, um trabalho entre os parceiros do Eco-Tur no sentido de consolidar e reabilitar o património natural e histórico, sinalizar e interpretar os percursos de valor natural e cultural, além de desenvolver produtos e serviços turísticos da natureza e alargar a promoção dos que já existem.
No fundo o que os parceiros do Eco-Tur defendem é a implementação de um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, através do Ecoturismo e do Turismo ativo.
O projeto visa a criação da Rede de Municípios para a conservação, gestão e valorização do património natural e etnográfico através da criação de produtos e serviços ecoturísticos e de turismo ativo nas regiões parceiras.
Neste sentido, os Municípios fizeram uma abordagem holística que incorporou as dimensões física, económica, social e ambiental de desenvolvimento da oferta turística, sem esquecer a perspetiva vincada de sustentabilidade e conservação do património natural e paisagístico.
Os Municípios Eco-Tur acordaram desenvolver, em parceria, uma estratégia com vista à promoção do Ecoturismo nos seus territórios, nomeadamente através de uma metodologia focada no aproveitamento das mais valias da cooperação e boas práticas de cada parceiro.
O objetivo é implementar uma estratégia com vista a estruturar o território mediante a criação de rotas e atividades associada, desde os núcleos históricos consolidados às respetivas zonas rurais e naturais envolventes.
Ponta Delgada associou-se ao projeto Eco-Tur e à rede transnacional de municípios por ser mais um contributo para a prossecução da estratégia municipal de valorização do seu património de cultura e de natureza.
Posteriormente ao encontro da manhã de hoje, realizou-se uma visita de campo à Rocha da Relva (Trilho Eco-Tur), uma visita à Quinta das Raiadas com atividades rurais e tradicionais.
Amanhã, 26 de setembro, os trabalhos terão início às 09h00 no Auditório do Centro Natália Correia. Às 12h30, realizar-se-á uma visita de campo a uma plantação de ananases, às 15h30 a city tour em Ponta Delgada e às 16h30 uma atividade de observação de cetáceos.
Na sexta-feira, 27 de setembro, às 09h00, o Auditório do Centro Natália Correia voltará receber os trabalhos da Eco-tur, seguindo-se uma vista às Sete Cidades com paragem no Miradouro do Carvão e Vista do Rei. Depois de uma caminhada por uma das sete maravilhas de Portugal, os participantes farão uma breve paragem no miradouro do Escalvado, visitarão a Grande Exploração de Vacas Felizes no João Bom e o miradouro das Capelas.