Conferência internacional sobre os sem abrigo a 17 de outubro em Ponta Delgada

24 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai organizar, a 17 de outubro, no Auditório Municipal Natália Correia, na Fajã de Baixo, uma conferência internacional sobre os sem abrigo.
Subordinada ao tema geral "Inovação Social na Intervenção com População Sem Abrigo", a iniciativa ocorre precisamente na data em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Os interessados em participar nesta conferência podem inscrever-se através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepblBMeRhMFzkTSQeKTpBUl5rM6UgO1byOlMdtQchpkbNKzQ/viewform. A inscrição é gratuita.
A sessão de abertura, liderada por José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, está agendada para as 09h30 e conta com a presença do Embaixador Pedro Catarino, Representante da República para os Açores, e de um representante da Secretaria Regional da Solidariedade Social.
"A Problemática e a Realidade nos Açores dos Sem Abrigo - Modelos de Intervenção" é o tema do primeiro painel, que tem início às 11h15. A moderadora será Paula Gouveia, Editora do jornal Açoriano Oriental.
Em debate estará "A pobreza nos Açores: Contexto, desafios e o caso dos sem abrigo", por Fernando Diogo, Diretor do Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, e "A arte participativa: Uma ferramenta no combate à pobreza e exclusão social", por Eduardo Marques, Diretor do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, também da Universidade dos Açores.
O segundo painel ("Estratégias para a População Sem Abrigo: Uma Perspetiva Internacional") começa às 14h30 e tem como moderador Osvaldo Cabral, Diretor do jornal Diário dos Açores.
Em cima da mesa estarão temas como "Projetos de Housing First no Canadá e Estados Unidos: Implementação, avaliação e disseminação", por Geoffrey Nelson, da Wilfrid Laurier University, no Canadá, e "Housing First no contexto Europeu: Apresentação dos resultados do projeto Home_EU/Horizonte 2020", por José Ornelas, do ISPA- Instituto Universitário de Portugal.
Os painéis encerram com debate.
A sessão de encerramento está marcada para as 16h00 e será presidida pela Vereadora da Ação Social, Maria José Lemos Duarte, contando ainda com a presença de Hélder Fernandes, membro da Direção Novo Dia – Associação para a Inclusão Social.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi comemorado oficialmente pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.
Todavia, já a 17 de outubro de 1987 o fundador do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo, Joseph Wresinski, convidou os cidadãos a manifestarem-se em defesa das vítimas da fome e da pobreza em Paris, cidade onde já tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A este apelo responderam cem mil pessoas.
Foi no ano 2000 que 193 países membros das Nações Unidas e várias organizações internacionais definiram a erradicação da pobreza e da fome como um dos oito objetivos de desenvolvimento do milénio.