Câmara de Ponta Delgada patrocina obras de conservação na Ermida da Nossa Senhora do Desterro

23 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai transferir 20.308 euros para a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São José, um montante que se destina a pagar a execução das obras de conservação na Ermida da Nossa Senhora do Desterro.
O protocolo de cooperação foi assinado esta manhã pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, e o pároco da freguesia de São José, Duarte Melo.
Na ocasião, o edil afirmou que “a política do Município de Ponta Delgada sempre foi a de valorização da identidade do povo e de resgate do seu património identitário”, onde se inclui o religioso.
Salientou, ainda, que a Ermida, depois de recuperada, vai estar ao alcance da população residente, mas também de turistas. É pois, um verdadeiro património coletivo de interesse municipal indiscutível e de uso não meramente confessional.
Duarte Melo agradeceu, em nome da paróquia de São José, a “sensibilidade” da autarquia, “atenta e vigilante”, para a recuperação do imóvel, sito à Rua Coronel da Silva Leal, que está ao serviço do público. “Temos de zelar pelo nosso património”, apelou.
A celebração do protocolo em apreço, além de contribuir para a sustentabilidade do património do concelho, visa a dinamização do potencial cultural da Ermida e ainda a sua promoção enquanto local de visitação e atratividade turística.
Uma vez reabilitada, a Ermida estará disponível para integrar o roteiro turístico o Município.