Câmara de Ponta Delgada reitera aposta na recolha de resíduos porta a porta

17 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a apostar, cada vez mais, na recolha de resíduos porta a porta, evitando, desta forma a concentração de contentores na via pública.
O processo já se iniciou há algum tempo e foi dado a conhecer pelo Vereador do Ambiente, Pedro Furtado, durante uma reunião com a Secretária Regional do Turismo e o Diretor Regional do Ambiente, realizada na cidade da Horta, ilha do Faial, na qual participaram todas as autarquias açorianas.
A reunião teve como principal a partilha de estratégias municipais sobre a recolha de resíduos, uma preocupação transversal às medidas políticas de todas as autarquias e que faz parte de um desígnio regional e nacional com vista a atingir as metas europeias de reciclagem.
No mesmo encontro, o Vereador Pedro Furtado informou a Direção Regional do Ambiente sobre a medida que tem em curso no âmbito da recolha seletiva de resíduos orgânicos na restauração da cidade, que surge na sequência do projeto europeu Urban Waste que envolve 12 cidades europeias e que em Portugal apenas conta com Lisboa e Ponta Delgada.
No caso concreto de Ponta Delgada, a Autarquia estabeleceu cooperação com cerca de 60 restaurantes aderentes ao circuito de recolha de orgânicos, prevendo o seu início até final de 2019 ou, o mais tardar, no princípio de 2020.
Ainda na referida reunião, o Município de Ponta Delgada reiterou a sua decisão estratégica de substituição progressiva do sistema de recolha de resíduos em contentores e ecopontos nas vias públicas para recolha porta a porta, à semelhança do que está a ser feito em outras cidades europeias e nacionais.
Neste sentido, a autarquia presidida por José Manuel Bolieiro propôs à Direção Regional do Ambiente que, no âmbito do projeto que apresentou aos Municípios açorianos, incluísse a disponibilização de contentores para recolha de orgânicos nos restaurantes e nos domicílios.
A recolha porta a porta de plástico e metal começou a ser feita há três anos, mas apenas uma vez por semana. A 4 de março que a Câmara Municipal de Ponta Delgada alargou o serviço de recolha porta a porta de plástico e metal a cerca de 150 ruas das quatro freguesias citadinas e de uma limítrofe (Santa Clara, São José, São Sebastião, São Pedro e São Roque), passando este a ser feito duas vezes por semana.
O alargamento desse importante serviço tem como objetivo incentivar ainda mais as populações a reciclar em prol de uma sociedade mais saudável.
Os resíduos, devidamente acondicionados deverão ser colocados no exterior das habitações, para recolha, a partir das 20h00.