Passeio Cultural ao concelho de Nordeste organizado pela Câmara de Ponta Delgada

17 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito do programa de descentralização cultural e do projeto “Do concelho de Ponta Delgada para a restante ilha de São Miguel”, vai realizar no próximo sábado, 21 de setembro, um passeio cultural pelo concelho do Nordeste.
O passeio contempla as freguesias de Salga, Achadinha, Achada, Santana, Algarvia, Santo António, São Pedro e Lomba da Fazenda, bem como a vila do Nordeste, e todos os participantes percorrerão os respetivos centros habitacionais, visitando igrejas e ermidas, além de paragens em miradouros e outros locais com interesse.
O passeio tem como objetivo principal conhecer o concelho de Nordeste e, paralelamente, estabelecer paralelismos com o concelho de Ponta Delgada, numa ótica da história e da cultura, fomentando uma leitura diferente e inédita no âmbito dos passeios realizados pela autarquia de Ponta Delgada.
Como habitualmente, a coordenação e comentário histórico ficarão a cargo do historiador José de Mello.
Todos os interessados deverão enviar a inscrição até às 12h30 de 20 de setembro para o e-mail museuhebraico@mpdelgada.pt ou para o Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu (Sinagoga), Rua do Brum nº16, ou ainda pelo telefone 296 306 516, entre as 13h00 e as 16h30.
Estão disponíveis 48 lugares em autocarro, para o transporte de partida e regresso a Ponta Delgada. O ponto de encontro, para quem assegurou o seu lugar no autocarro, será às 08h00, na Praça do Município de Ponta Delgada, e a partida às 08h15. Estima-se que o passeio termine pelas 18h00.
Refira-se que, no momento da inscrição, todos os interessados deverão indicar primeiro e último nome, número de telemóvel/telefone, e-mail e NIF (para efeitos de seguro).
Os participantes deverão levar farnel para o piquenique num dos miradouros do concelho a visitar, além do equipamento confortável e adequado a este tipo de passeios.
Quem não conseguir assegurar a inscrição com transporte em autocarro poderá também participar no passeio. Para o efeito deverá deslocar-se em viatura própria, seguindo o autocarro até ao Nordeste.