Bolsa Carlos Cordeiro apresentada na próxima semana

09 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 promovem segunda-feira, 16 de setembro, a sessão de apresentação pública da Bolsa Carlos Cordeiro.
Trata-se de uma bolsa de estudos de doutoramento criada pela Universidade de Coimbra em homenagem ao saudoso professor da Universidade dos Açores.
O evento, de entrada livre, tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 18h30, e inclui uma conferência alusiva pelo Professor Doutor Luís Reis Torgal.
O Professor Doutor Carlos Cordeiro foi membro fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra, CEIS 20, onde desenvolveu uma atividade de investigação científica tão intensa quanto importante.
A iniciativa de dar o nome do ilustre intelectual açoriano à recém-criada  bolsa visa, por um lado, homenagear o Professor Doutor Carlos Cordeiro, mas também, por outro lado, trazer o exemplo da sua vida e da sua obra para as novas gerações. Em particular, pretende-se sublinhar o modo como o trabalho, a investigação científica e a educação constituem instrumentos de crescimento e de progresso – tanto a nível pessoal, como a nível social. Nestes termos, a bolsa procura valorizar o percurso académico e científico do Professor Doutor Carlos Cordeiro, tanto na Universidade dos Açores, em que se formou e onde desenvolveu uma atividade científica a todos os níveis notável, como no exterior, em particular, no CEIS 20, e, a partir de ambos, um pouco por todo o Ocidente. E, elegendo-o como figura modelar, a bolsa procura ainda motivar os mais jovens ao investimento no ensino superior e na investigação científica enquanto agentes privilegiados de crescimento e de progresso.
Profundamente comprometido com a sua terra e com as suas múltiplas pátrias, que, desde a sua freguesia de São Pedro, se prologavam até à condição humana, na sua universalidade, o Professor Doutor Carlos Cordeiro sempre se encontrou disponível para as servir, aos mais variados níveis. É por isso que, tendo conhecimento desta iniciativa do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, a Câmara Municipal de Ponta Delgada prontamente a ela se associou, promovendo a presente sessão de apresentação pública que, presidida pelo responsável do município, José Manuel Bolieiro, conta com a participação dos principais responsáveis do CEIS 20 e da Universidade dos Açores.
Destaca-se ainda uma conferência a cargo do Professor Doutor Luís Reis Torgal, fundador do CEIS 20 e que acompanhou de perto todo o percurso académico do Professor Doutor Carlos Cordeiro, primeiro como orientador e, de seguida, como colega e amigo.