I Congresso Internacional de Turismo Sénior será de 30 de setembro a 1 de outubro e conta com o apoio da Câmara

13 Agosto 2019

O I Congresso Internacional de Turismo Sénior vai decorrer de 30 de setembro a 1 de outubro no Anfiteatro VII da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, e conta com o apoio da Câmara Municipal presidida por José Manuel Bolieiro.
Num tempo em que o desenvolvimento local e regional passa, cada vez mais, por dar a conhecer o património, tradições e identidade, além do incremento do bem-estar e da qualidade de vida em geral, o Congresso Internacional de Turismo Sénior tem como objetivo principal apresentar os resultados das pesquisas realizadas junto de indivíduos com mais de 55 anos de idade, mas também dar conta da perceção dos decisores e agentes, enquanto promotores e atores privilegiados no ramo turístico.
São estes agentes, aliás, que possuem informação estratégica relativamente ao conhecimento especializado e à perceção do estado atual do setor, bem como no que respeita às tendências de evolução do turismo sénior no quadro das economias mundializadas.
Aproveitando a oportunidade para assinalar o Dia Internacional do Idoso - 1 de outubro-, o congresso contará com a presença de vários conferencistas nacionais e internacionais, os quais dissertarão sobre o papel central dos seniores no setor do turismo nos Açores, que tem tido um grande crescimento nos últimos anos.
Estão confirmadas, entre outras, as presenças de Jafar Jafari (University of Wisconsin-Stout - Estados Unidos da América), François Vellas (Presidente de AIUTA e da Université de Toulouse - França), Francisco Maraver (Universidad Complutense Madrid, Espanha), Luíz Corrêa (Brasil), Elisa Alén (Universidade de Vigo - Espanha), Nieves-Losada (Universidade de Vigo - Espanha).
Do programa do congresso constam dois momentos musicais, com Rafael Carvalho, do Conservatório Regional de Ponta Delgada, e com o Coro “Vozes ao Entardecer”, da Academia Sénior da Universidade dos Açores.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e poderá ser efetuada até 25 de setembro através do site http://tusenior55.com/congresso/.
Este congresso surge na sequência do projeto "TU-SÉNIOR 55+ - Turismo Sénior e Bem-Estar no Destino Açores: Criação de um Produto Cultural", que decorre na Universidade dos Açores com apoio da Fundação Gaspar Frutuoso e no âmbito do PO Açores 2020.
O projeto é da responsabilidade dos investigadores Teresa Medeiros, Carlos Santos, Ana Moniz, Licínio Tomaz, Osvaldo Silva e Virgílio Vieira, contando ainda com a parceria de Joaquim Ferreira (Universidade de Coimbra), como Consultor Científico, e de Sheila Furtado, como colaboradora.