Defensores do Ambiente nos CATL da Câmara de Ponta Delgada

08 Agosto 2019

É uma aplicação inédita nos Açores e foi desenvolvida em exclusivo para a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Defensores do Ambiente, um jogo pedagógico e interativo da Cereal Games, empresa especializada na criação de jogos digitais, está inserido no conjunto das várias medidas de sensibilização ambiental, com ênfase na separação de resíduos urbanos, que a Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a incrementar nos últimos anos.
A aplicação do jogo está a ser realizada, numa primeira fase, nos centros de atividades de tempos livres (CATL) do Município de Ponta Delgada, depois de, no início de junho, ter sido feita a apresentação de Defensores do Ambiente e aos monitores dos CATL, assim como a explicação sobre o respetivo modo de funcionamento.
Defensores do Ambiente está a percorrer os CATL do Município de Ponta Delgada até meados de mês de outubro.
Até 6 deste mês, o jogo esteve com as crianças do CATL da Vitória, encontrando-se até amanhã, 9 de agosto, com as do atelier da Canto da Maia.
Nas próximas semanas, o jogo vai estar no CATL do Ramalho (de 12 a 14 agosto) e no do Livramento (16 a 20 agosto).
Este jogo funciona com recurso a um tablet e apresenta duas versões. A primeira é a "Aventura", que tem uma metodologia própria para realização do jogo em pequenos grupos, podendo mesmo ser realizado ao ar livre. A segunda versão é "Vamos separar" e consiste num pequeno jogo de identificação dos resíduos e ecopontos. Através desta, todos os intervenientes arrastam os resíduos para o ecoponto correto.
O grande objetivo desta nova ferramenta didática é facultar às crianças, de forma intuitiva, a informação sobre as diferentes tipologias de resíduos que habitualmente produzem no dia-a-dia, o tempo de degradação desses resíduos no ambiente e os contentores onde podem ser colocados, de modo a serem enviados posteriormente para a indústria recicladora.
Além do entretenimento que proporciona às crianças, o jogo tem um propósito pragmático e objetivo, promovendo essencialmente a concentração, a atenção e o exercício físico e mental das crianças.
Por ser em formato digital, o jogo Defensores do Ambiente reduz a pegada ecológica.
Sendo assim, este jogo é mais do que a informação sobre os resíduos urbanos, uma vez que permitirá a aprendizagem ativa e a competição saudável, além de fazer com que as crianças se envolvam em questões relacionadas com o ambiente e tenham comportamentos que ajudem a melhorar o ambiente.