Folclore assegura alegria e a identidade de um povo

29 Julho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, afirmou que o folclore assegura alegria e a identidade de um povo.
Defendeu, por isso, “que o folclore não deve ser encarado como coisa de antigos, mas de tradição e contar com todas as gerações”.
“Enche-me de alegria ver as novas gerações dar corpo a esta manifestação cultural”, expressou.
O edil, que falava sábado na cerimónia de entrega de lembranças por ocasião do XXVII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra folclórica do Atlântico, congratulou-se com a realização do evento, que projeta Ponta Delgada e a sua Cultura, destacando a resiliência da organização e a motivação da participação.
“Ponta Delgada sente-se em festa quando este festival acontece”, manifestou o Presidente.
Bolieiro deu as boas vindas aos grupos participantes do festival internacional. Aos locais pela incansável vontade solidária e cultural de participar no festival; ao grupo da Madeira por verificar o colorido intercâmbio entre ilhéus; ao de Alenquer, pela afinidade com Ponta Delgada, patente, entre outros aspetos, no objetivo de resgate da tradição das festas em honra do Divino Espírito Santo; e ao grupo da Lituânia pelo intercâmbio internacional.
O XXVII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra folclórica do Atlântico é organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Na cerimónia de sábado, o Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Melo, deu as boas vindas aos grupos folclóricos, agradecendo a participação e envolvimento de todos aqueles que tornam possível a realização do evento.
Ione Rebelo, Presidente do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, destacou com especial carinho a participação dos grupos locais que tornam possível manter as tradições e o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada ao longo das 27 edições do festival. “Folclore é alegria e união”, expressou.
A seguir à cerimónia de entrega de lembranças por ocasião do XXVII Grande Festival de Folclore da Relva teve lugar o espetáculo do festival, no Jardim 5 de agosto, com a participação do Grupo Folclórico de São Miguel, Associação de Folclore Tradições de Gaula - Santa Cruz, Madeira, Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, Grupo Folclórico de São José - Salga, Grupo Folclórico de Santa Cecília – Fajã de Cima, Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, Rancho Folclórico Camponeses de Canados – Alenquer e Folk Dance Ensemble Grandinele – Lituânia.