Câmara promove atividades sensibilização ambiental nas zonas balneares

23 Julho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a EXPOLAB (Centro de Ciência Viva) e com o OASA (Observatório Astronómico de Santana Açores), desenvolveu em junho, na Praia das Milícias, várias atividades de sensibilização ambiental inseridas no Programa Bandeira Azul 2019.
As atividades, em que participaram mais de 150 crianças e alguns utentes da praia, destinaram-se a utentes da zona balnear e a crianças de Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) do Concelho de Ponta Delgada.
A EXPOLAB aplicou a atividade sobre o lixo marinho, uma experiência de recolha de areia da praia e de identificação de microplásticos existentes na amostra de areia com recurso a microscópio e lupa. Desenvolveu ainda a atividade de identificação de resíduos e seu tempo de decomposição no ambiente bem como a separação de resíduos consoante a sua tipologia para os respetivos ecobags.
O OASA realizou a atividade de observação solar segura. O objetivo da atividade foi a difusão do conhecimento científico, sobretudo das temáticas relacionadas com a Astronomia e a promoção do conhecimento sobre os riscos para a visão humana se não forem tomados os procedimentos de segurança corretos para a observação do sol. Também foram explicados os cuidados a ter com a pele e como pode ser protegida aquando da exposição solar.
As atividades permitiram que os participantes se envolvessem em questões reais relacionadas com ambiente e transmitiram informação sobre os comportamentos que podem ser exercidos para ajudar a proteger o ambiente e os cuidados a ter com os olhos e com a pele aquando da exposição ao sol.
Ainda estão programadas outras atividades de sensibilização ambiental relacionadas com a problemática do lixo marinho, como a distribuição de cinzeiros de bolso para a colocação de beatas, no mês de Agosto nas Poças Sul dos Mosteiros.
As ações são levadas a cabo pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara.