Quatro espaços a visitar durante as Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada

pressidosos
pressquartosdes
12 Julho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, inaugurou, ontem, duas exposições de fotografia dedicadas às Festas do Divino Espírito Santo e dois  espaços de artesanato. Exposições a ser apreciadas e espaços a ser visitados no decorrer da  16.ª edição das festas promovidas pelo Município.
No Edifício dos Paços do Concelho está patente a exposição “15 anos de Quartos do Espírito Santo”. O Quarto do Espírito Santo tradicionalmente fica instalado na casa do mordomo. No caso das Grandes Festas de Ponta Delgada, fica no Salão Nobre, onde é montada uma estrutura arquitetónica e festiva em tons de branco, à mistura com velas e flores, e são colocadas as coroas e as bandeiras das mordomias do concelho. Tem sido decorado pelo colaborador do Município Durval Viveiros e é visitado todos os anos por largas centenas de pessoas. A título e curiosidade, a Câmara Municipal de Ponta Delgada dispõe, também, de uma coroa e de uma bandeira.
Prosseguindo com o roteiro cultural, no lado norte da Igreja Matriz pode ser apreciada a exposição de fotografia “Divino em Objetiva 2018” com 5 portefólios dos 5 finalistas do concurso com o mesmo nome. As 30 fotografias dedicadas às Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada podem ser apreciadas até 1 de agosto.
Ontem, na inauguração, o Presidente da Câmara Municipal congratulou-se com a iniciativa da AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, presidida por Jorge Kol de Carvalho, que permite o registo e a divulgação da multiplicidade de perspetivas do evento. É também um elemento de atratividade turística, acrescentou José Manuel Bolieiro, que agradeceu à AFAA e aos seus associados o trabalho desenvolvido em e por Ponta Delgada.
Alenquer marca, uma vez mais, presença nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, desta feita com uma espécie de mini posto de turismo, no lado norte da Matriz. No espaço é dado a conhecer o “Divino Espírito Santo de Alenquer”, berço das festas, revelados pontos de interesse turístico e dados a saborear produtos da região do continente português.
No lado sul da igreja, está o espaço de artesanato dos Centros de Convívio de Idosos do Concelho, nomeadamente de São Roque, Pilar, Santa Bárbara, Livramento, São Sebastião, são Vicente Ferreira, Covoada, Ginetes e Santa Clara.
Quatro espaços a visitar durante as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e que são complementados por um vasto programa.