Exposição de Victor Almeida no Centro Municipal de Cultura até 30 de agosto

11 Julho 2019

A exposição de aguarelas de Victor Almeida, inaugurada esta quarta-feira, vai estar patente na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura (CMC) de Ponta Delgada até 30 de agosto.
A mostra é constituída por 30 aguarelas e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00 e aos sábados das 14h00 às 17h00, estando encerrada aos domingos e feriados.
Na inauguração da exposição, a Vereadora da Cultura, Maria José Lemos Duarte, em representação do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, afirmou ser um orgulho para o Município receber a exposição de aguarelas de Victor Almeida, "um dos nossos melhores artistas contemporâneos".
Recorde-se que Victor Almeida é o segundo artista cujo trabalho é apresentado no âmbito do ciclo de exposições "Sobre Papel", que ocupa a Sala do Forno do CMC em 2019, destacando o papel como material resistente.
Em "Aguarelas", o artista reúne trabalhos que expõe pela primeira vez, nomeadamente, dez ilustrações editadas com o livro "Mau Tempo e Má Sorte: contos pouco exemplares", de Leonor Sampaio (Prémio de Humanidades Daniel de Sá em 2014), quatro ilustrações de 2018 realizadas a propósito do livro de poesia "Caderno de Mitos Pessoais", de Leonardo Sousa, que na capa apresenta ainda uma aguarela do artista, e um conjunto de representações de pescadores do presente ano.
Nesses três grupos distintos, evidenciam-se as diferenças entre a ilustração e outras representações: a transparência, a luz e a instantaneidade da aguarela, em que o acidente se assume como matéria da representação.