Câmara de Ponta Delgada representada na Festa dos Tabuleiros em Tomar

09 Julho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada esteve representada, este domingo, na Festa dos Tabuleiros que se realiza de quatro em quatro anos na cidade de Tomar.
A representar o Município nesta grande festa, estiveram o Presidente José Manuel Bolieiro e o Vereador Pedro Furtado, os quais assistiram ao cortejo principal, que percorreu as ruas de Tomar, cidade pertencente do distrito de Santarém.
Neste cortejo, a que assistiram mais de 500 mil pessoas, participaram 748 pares das 11 freguesias do concelho de Tomar, que desfilaram com os respetivos tabuleiros na cabeça.
Trata-se de um espetáculo de grande imponência que resulta de vários meses de trabalho.
Recorde-se que, em julho de 2017, as Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Tomar assinaram um protocolo de cooperação tendo precisamente por base a Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo de Tomar, uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal que ocorrem até ao dia do Espírito Santo, Domingo de Pentecostes.
A Festa dos Tabuleiros de Tomar ganhou dimensão extra religião e extra território quando se transformou no maior evento popular do país.
Por esse motivo e uma vez que os Municípios de Ponta Delgada e de Tomar partilham o objetivo comum da dignificação do culto secular ao Divino Espírito Santo, detendo uma ação fundamental à realização de uma Festa de Espírito Santo de dimensão concelhia, foi assinado o mencionado protocolo de colaboração.
Esse protocolo considera que, nos dois territórios, é organizado um programa cultural que atende às tradições e rituais do culto popular, tendo as Câmaras de Ponta Delgada e de Tomar um papel ativo na divulgação e alcance das festividades no país e fora dele.