Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada para o Mundo

05 Julho 2019

A  16ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada começa esta quinta-feira, 11 de julho, e será transmitida, em direto, para todo o mundo.
A Câmara de Ponta Delgada irá assegurar a transmissão em direto na sua página Facebook (https://www.facebook.com/cmpontadelgada) e no seu canal Youtube “Pdl.tv” (https://www.youtube.com/channel/UCQj2sylB-ydpISZbvp9PoRQ) de vários momentos marcantes destas tradicionais festas, como a mudança da Bandeira (dia 12 de julho, às 20h00), a partilha das sopas (dia 13 de julho, às 12h00), o cortejo etnográfico (dia 13 de julho, às 15h00), a missa da coroação (dia 14 de julho, às 9h30) e a grande coroação (dia 14 de julho, às 16h00).
Para fazer estas festas chegarem ainda mais longe, a Rádio Atlântida, RTP Açores, RTP Madeira e RTP Internacional irão transmitir reportagens, em direto, do Cortejo Etnográfico e a Missa da Coroação será, também, transmitida em direto na RTP Açores, RTP Internacional  e RTP 1.
Quanto à programação destas 16ª edição, na quinta-feira, 11 de julho, pelas 18h00, a inauguração das exposições fotográficas dos “15 anos de Quartos do Espírito Santo”, no Edifício dos Paços do Concelho, e do “Divino em Objetiva 2018”, no lado norte da Igreja da Matriz, anuncia o início destas grandes festas.
Já a abertura dos espaços de artesanato “Divino Espírito Santo de Alenquer”, no lado norte da Igreja da Matriz, e dos “Centros de Convívio de Idosos do Concelho”, no lado sul da Igreja da Matriz, está marcada para as 18h30, antecedente à habitual conferência inaugural.
Às 21h00, Dom Carlos Azevedo, Bispo do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano dá início à conferência inaugural “Dimensões Missionárias da Devoção ao Senhor Santo Cristo e ao Espírito Santo”, na Igreja Matriz de São Sebastião, que será também palco do concerto inaugural “A Universalidade do Culto ao Divino Espírito Santo” da Vox Cordis, pelas 22h00.
O segundo dia destas grandes festas é marcado pela Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo, agendada para as 20h00.
Do Centro Municipal de Cultura aos Paços do Concelho, a bandeira do Divino será levada pelo Presidente do Município, José Manuel Bolieiro, e acompanhada pela Banda Minerva e pelos agrupamentos dos escuteiros e guias.
À chegada, a  Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada desfila na Praça do Município e o Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, abre as suas portas para toda a população.
Em simultâneo decorre o concurso de massa sovada, orientado pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores, a bênção da despensa do Espírito Santo, a arrematação da massa e do pão, na tenda das Portas da Cidade e a abertura dos Quiosques de solidariedade social, no lado sul da Igreja Matriz.
A responsabilidade de encerrar este dia será da Banda Minerva, dos Ginetes, que atuará no Coreto das Portas da Cidade, pelas 22h30.
No sábado, dia 13 de julho, às 09h00, decorre a distribuição das pensões pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, seguindo-se, pelas 11h30,  a inauguração do Triato do Espírito Santo, no Coreto do Campo de São Francisco e a tradicional partilha das sopas do Espírito Santo, pelas 12h00, também no Campo de São Francisco.
O cortejo etnográfico das 24 freguesias do Concelho, está agendado para as 15h00 e irá desfilar pela Avenida Infante D. Henrique, durante quatro horas.
Após este cortejo realiza-se a recitação do terço cantado, pelas 19h30, no Quarto do Espírito Santo e o dia encerra com mais um arraial, que conta com a atuação do Grupo de Violas da Relva, pelas 20h30, do Grupo de folias do Espírito Santo da Covoada, pelas 21h00, da Tuna de Mouronho, pelas 22h00 e do Grupo “Brumas da Terra”, pelas 23h00.
O último dia das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, domingo, 14 de julho, tem início com a Missa da Coroação, presidida por Dom Carlos Azevedo e acompanhada pelo Coral de São Sebastião, no Largo da Matriz, pelas 09h30.
Segue-se distribuição do Bodo de Leite, pelas 11h00, nas Portas da Cidade e, às 16h00, a Grande Coroação dos Impérios do Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, parte do Campo de São Francisco, rumo à Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Fonte, Rua Ernesto do Canto, Rua dos Mercadores e  Praça do Município.
Ainda neste último dia, pelas 20h30, todos os interessados podem assistir às Cantigas ao Desafio, na Praça do Município, à atuação do Grupo de Cantares “Vozes do Mar do Norte” de Rabo de Peixe, no Coreto das Portas da Cidade, pelas 21h30 e dos Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores, no Coreto das Portas da Cidade, pelas 22h30.
Após estas grandes festas, a PDL TV irá transmitir, no dia 19 de julho, um programa especial sobre o Espírito Santo, pelas 20h30, nos meios da Câmara Municipal (Facebook e Youtube) e pelas 16h30 (hora local) no Meo Kanal 158828 e em dois canais do Canadá e dos Estados Unidos da América, destinados às comunidades emigrantes.