Câmara Municipal apoia Universidade dos Açores na criação de Academia das Artes e do Conhecimento

Câmara Municipal apoia Universidade dos Açores na criação de  Academia das Artes e do Conhecimento
068a9358
03 Julho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Universidade dos Açores assinaram esta tarde um acordo de projeto para o desenvolvimento da Academia Gulbenkian do Conhecimento.
O acordo vem na sequência da aprovação do projeto da UAc para a constituição da Academia Gulbenkian do Conhecimento pela Fundação Calouste Gulbenkian, que vai permitir a criação em Ponta Delgada de uma Academia das Artes e Tecnologias: um espaço de reflexão e de criatividade para a promoção das artes e da cultura.
O Reitor da instituição justificou a criação da Academia  das Artes e Tecnologias com o facto de este projeto ter sido alvo de discussão na UAc durante muitos longos e por ter tido uma fase de desenvolvimento associado a uma estrutura que, entretanto, deixou de existir e à qual a universidade esteve ligada, nomeadamente através do estudo, registo histórico,  da docente Leonor Sampaio.
Esta nova academia ficará sediada nas instalações onde outrora funcionou a administração da Universidade dos Açores, na rua da Mãe de Deus, dando, assim, vida ao edifício que foi o berço da instituição.
João Luís Gaspar defendeu que não fazia qualquer sentido prosseguir com a criação da Academia das Artes e Tecnologias sem o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Esta última pretende ter um envolvimento efetivo na Academia Gulbenkian do Conhecimento e apoia  o projeto de criação de uma Academia das Artes e Tecnologias, visando potenciar a expressão individual e coletiva dos cidadãos e contribuir para o seu bem-estar social.
O Acordo assinado entre José Manuel Bolieiro e João Luís Gaspar é orientado para a qualificação especializada de professores, técnicos e estudantes.
A CMPD compromete-se a colocar alguns meios humanos e materiais ao dispor do projeto e a participar nas ações promovidas pela Academia do Conhecimento e a apoiar financeiramente (10 mil euros) a concretização do projeto Academia Gulbenkian do Conhecimento- UAc.