Colóquio sobre Casas de Acolhimento Residencial orgulha Município de Ponta Delgada

28 Junho 2019

A Vereadora da Ação Social da Câmara de Ponta Delgada afirmou, esta quinta-feira, no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo, ser um orgulho para o Município a realização de colóquios como o que se debruçou sobre as "Casas de Acolhimento Residencial: Razões; Alternativas".
Maria José Lemos Duarte, que falava em representação do Presidente José Manuel Bolieiro, destacou o facto destas iniciativas contribuírem para a troca de experiências e a partilha de ideias entre instituições que "lutam diariamente para combater as desigualdades sociais e ajudar os mais desfavorecidos", como é o caso do Centro Paroquial da Fajã de Baixo, que recebeu, há 10 anos, os Lares do Bom Pastor para gerir.
"Muitos parabéns pelo louvável trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo da última década, nas três casas de acolhimento residencial Nossa Senhora dos Anjos (...), que "continuam a acolher não só jovens mulheres mas também crianças que, por motivos diversos, saíram ou foram retiradas do seio familiar".
Segundo adiantou, "mesmo não tendo uma tarefa fácil, as Casas de Acolhimento Residencial Nossa Senhora dos Anjos tudo têm feito para manter o apoio às crianças e jovens que acolhem, não só no que respeita à educação mas também, às mais diversas e complicadas situações com que se deparam diariamente".
"Apesar da instituição fazer um trabalho meritório, este colóquio pode ajudar a encontrar novos caminhos e novas experiências para que as Casas de Acolhimento Residencial Nossa Senhora dos Anjos continuem a ajudar as crianças e jovens que precisam de apoio institucional" - acentuou.
Ainda segundo Maria José Lemos Duarte, "perante contextos de vida familiar complicados esta e outras instituições do género têm de continuar a desenvolver estratégias adequadas de resposta para prosseguir o seu trabalho de ajuda à população que acolhe".
Louvando o trabalho desenvolvido pelas Casas de Acolhimento Residencial Nossa Senhora dos Anjos, a Vereadora sublinhou que o colóquio em questão "poderá ser a ponte entre as diversas áreas sociais que se relacionam com a vida das crianças e jovens acolhidos nas casas residenciais".