Presidente defende políticas centradas nas pessoas e ação conjunta

08 Junho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, defendeu ontem a necessidade de, na sociedade atual, combater a indiferença e estimular a criação de políticas centradas nas pessoas, como forma de combater a exclusão, a pobreza e a precariedade social.
“A grande conquista para nos tornarmos verdadeiras pessoas e podermos ter o sentido do humanismo na nossa convivência é combater a indiferença”, sublinhou, lembrando que o combate à exclusão, à pobreza e à precariedade social tem de ser um desígnio de todos, pessoas e instituições, e lançou um desafio: “em vez de vivermos a globalização da aldeia, devíamos viver mesmo a característica da aldeia global”.
O edil acrescentou que os problemas sociais estão associados a um ”processo educativo, ligado à saúde e à questão social, cultural, integrativa, inclusa e não apenas à carência económica”.
Defendeu, por isso, que na atuação quotidiana e na definição de estratégias e na afirmação de políticas públicas se deve ter uma prevalência: a pessoa em primeiro lugar, a sua felicidade”.
“O que se pretende é que todas as instituições – públicas e privadas - possam coagir – agir em comunhão - e agir para a integração e para o cuidar do ser humano”, apontou.
O Presidente falava na sessão de encerramento do I Encontro Regional da Pastoral Social “Desafios atuais: Olhar, Refletir, Agir”, que teve lugar ontem no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada.
Na ocasião, congratulou-se com a realização deste encontro regional, promovido pelos Serviço Diocesano e pela Pastoral Social, que procurou ter o universo das 9 ilhas dos Açores e  permitiu a partilha de saberes, fruto da investigação e da experiência.
Agradeceu o convite para participar na iniciativa “que enaltece a pessoa e a instituição Município, que também desenvolve, no âmbito das políticas públicas municipais, trabalho nesta matéria e encontra no Serviço Diocesano um parceiro em tantas outras atividades”.
Na sessão de encerramento do evento estiveram também o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. João Lavrador, e a Presidente da Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos, Luz Melo.