Município de Ponta Delgada e Confraria Gastrónomos dos Açores assinam protocolo

06 Junho 2019

O Município de Ponta Delgada, presidido por José Manuel Bolieiro, e a Confraria Gastrónomos dos Açores, presidida por António Cavaco, assinaram, hoje, o protocolo de cooperação para o presente ano de 2019.
Constitui objeto do mesmo a atribuição pelo Município à Confraria Gastrónomos dos Açores de 13.800 euros, destinados a comparticipar as despesas com a realização e promoção do Plano de Atividade Turístico/Cultural de Ponta Delgada referente a 2019.
Está prevista a divulgação gastronómica/cultural e turística, nos órgãos de comunicação social, das 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada, e a publicação do roteiro gastronómico/cultural e histórico das 24 freguesias.
Com o objetivo de promover, divulgar e apresentar a identidade gastronómica, cultural e turística do concelho de Ponta Delgada, vão ser desenvolvidos uma série de eventos e de representações em eventos regionais, nacionais e internacionais, nomeadamente Xantar- Salão Internacional de Turismo Gastronómico a decorrer na Galiza (Espanha), Prova de Degustação nas Portas da Cidade, Feira Ibérica de Turismo, Almoço de Fé e Comunhão, Dia Nacional da Gastronomia, Sabores do Mundo (1.ª quinzena de setembro, no Campo de São Francisco), Dia Mundial do Turismo (27 de setembro, com demonstrações e provas gastronómicas em vários locais).
Amanhã, recorde-se, tem lugar, pelas 13h00, o encerramento das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia, com lançamento de selo evocativo no restaurante “O Baco”. Trata-se de um evento promovido pelos Gastrónomos dos Açores, presidido pelo edil.
É da competência do Município apoiar atividades nas áreas da formação cívica, cultural, moral e social dos cidadãos e participar em programas e projetos de ação social de âmbito municipal.
A Confraria "Gastrónomos dos Açores" tem por objeto a gastronomia e a cultura, concretizando-o através da preservação e promoção da defesa e divulgação dos produtos naturais e genuínos da terra e do mar dos Açores, e tem como finalidade afirmar a identidade cultural dos Açores, através da promoção de eventos gastronómicos de cozinha regional, eventos culturais, realização de palestras, colóquios e “workshops” de gastronomia e bebidas, assim como através da edição e publicação de literatura gastronómica de receituário e rotas gastronómicas e da produção e realização de programas multimédia para televisão e rádio sobre a gastronomia atlântica regional, a nível local, nacional e internacional.