Livro 'Livramento - Memória e Identidade' lançado esta sexta-feira

Livro "Livramento - Memória e Identidade" lançado esta sexta-feira
06 Junho 2019

"Livramento - Memória e Identidade" é o mais recente projeto editorial do historiador José de Almeida Mello, que aborda o património cultural da freguesia de Rosto do Cão – Livramento, entre os séculos XVI e XX.
Com prefácio de Igor Espínola de França, o livro é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Junta de Freguesia do Livramento.
O lançamento terá lugar amanhã, 7 de junho, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora do Livramento e a apresentação do livro estará a cargo de Pedro Gomes.
Trata-se de um trabalho que aborda aspetos do património cultural da freguesia de Rosto do Cão – Livramento, através da recolha de dados históricos e de imagens fotográficas do presente.
O livro enquadra-se nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, marcado por uma série de iniciativas realizadas em vários pontos da Europa. O seu objetivo é fomentar o conhecimento e o diálogo entre os interessados pela salvaguarda do património cultural, bem como dar a conhecer aos habitantes da freguesia do Livramento a diversidade do património local enquanto legado identitário e afirmativo da história do território e das suas gentes.
Pretende-se, ainda, que os habitantes do Livramento possam estabelecer um novo contacto com a sua história, como parte da memória coletiva da comunidade.
A obra ilustrada pelos fotógrafos Gabi Pontes, José Maria Sousa, José Vaz, Paulino Pavão, Paulo Melo e Teresa Rodrigues, apresenta-se como mais um passo no caminho que José de Mello tem vindo a percorrer em torno da preservação, divulgação e valorização da memória e do património.
Neste seu último trabalho editorial, o historiador fomenta olhares e expõe factos históricos inerentes ao Livramento, freguesia que detém de um vasto e rico património cultural.