Câmara de Ponta Delgada reitera disponibilidade em apoiar projeto de educação alternativa “Novas Rotas”

05 Junho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e a Vereadora da Educação, Maria José Lemos Duarte, reuniram esta manhã com a Presidente do Conselho Nacional de Educação.
Maria Emília Santos deslocou-se aos Paços do Concelho para fazer um balanço do projeto de educação alternativa “Novas Rotas” em curso na Escola Básica e Integrada de Capelas com o apoio do Câmara Municipal de Ponta Delgada, nomeadamente através da cedência de mobiliário diverso.
Os autarcas reiteraram a disponibilidade do Município em continuar a apoiar o projeto pioneiro nos Açores, por se tratar de uma escola pública alternativa, alicerçada numa comunidade de aprendizagem pautada pelo desenvolvimento de valores, e por abranger dezenas de crianças, do ensino pré-escolar até ao 5.º ano do ensino básico. Alunos estes que frequentam os ATL (Ateliers de Tempos Livres) das Capelas e de São Vicente, que são da responsabilidade do Município, e que são contemplados com ações pedagógicas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Na prática, no “Novas Rotas” não há aulas, não há turmas definidas, não há professores fixos por disciplina: tudo é mais flexível, as crianças vão aprendendo o currículo através do desenvolvimento de projetos, projetos de vida, projetos de intervenção comunitária, de consciência planetária e também projetos académicos.