Associação Comandante Carvalho Araújo e alunos do Castanheiro prestam homenagem a Câmara Municipal de Ponta Delgada

05 Junho 2019

O delegado nos Açores da Associação Comandante Carvalho Araújo, Sérgio Rezendes, e um grupo de alunos e de cadetes do mar do Colégio do Castanheiro dirigiram-se, ontem, aos Paços do Concelho para agradecer e homenagear a atitude da Câmara Municipal de Ponta Delgada aquando do centenário do combate do Navio da República Portuguesa Augusto de Castilho e o submarino alemão U-139 e da morte do Comandante Carvalho Araújo.
Uma cerimónia que foi precedida pela ante estreia do documentário de José Serra “Máquina do Tempo”, dedicado à batalha de 14 de outubro de 1918.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, na ocasião, salientou a importância de “evocar, celebrar e honrar os tempos do tempo que nos deu identidade”, distinguindo heróis e contribuindo para a formação das novas gerações.
O edil, dirigindo-se aos jovens, afirmou que “estes momentos de celebração são uma oportunidade para aprenderem e conhecerem melhor a nossa História”, acrescentando, com referência ao evento em apreço, que “devemos ter orgulho na Marinha Portuguesa e na nossa marítima aventura”.
O Presidente enalteceu ainda a atitude do Comandante Carvalho Araújo e da sua tripulação, reveladoras do seu “sentido de missão, de coragem e sentido humanitário” e “merecedora da nossa gratidão”. “Em nome de Ponta Delgada presto homenagem ao Comandante Carvalho Araújo e à tripulação do Augusto de Castilho”, vincou.
Bolieiro, que falava no Salão Nobre, saudou Sérgio Rezendes pelo trabalho de investigação histórica que tem desenvolvido, “evocando factos que enaltecem a Região, Ponta Delgada e o povo”  e com a vantagem de contar com a participação dos alunos, e José Serra pelo seu caráter empreendedor e por “registar e inscrever no património audiovisual grandes eventos”.
O Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro José Croca Favinha, também esteve presente na cerimónia.