Todas as zonas balneares do concelho de Ponta Delgada com vigilância até 30 de setembro

04 Junho 2019

As seis zonas balneares do concelho de Ponta Delgada (Milícias, Pópulo, Forno da Cal, Poços de Capelas/São Vicente Ferreira, Poços Sul dos Mosteiros e praia dos Mosteiros) têm vigilância diária alargada, entre as 09h30 e as 19h00, e até 30 de setembro.
A cinco destas seis zonas balneares (a exceção vai para a praia dos Mosteiros) foi atribuído o galardão europeu "Bandeira Azul" e nestas a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a promover atividades diversas relacionadas com a educação e sensibilização ambientais.
"Os Suspeitos do Costume", "3 R's em 3 Minutos", "A longa vida dos micoplásticos", "Agir para Prevenir", "Cada beata no seu cinzeiro", "Ler com sol", "Observação solar segura" e "Ver para crer - lixo marinho" são as atividades que estão a ser desenvolvidas nas cinco zonas balneares com "Bandeira Azul" do concelho de Ponta Delgada.
Com as atividades acima referidas, a Câmara de Ponta Delgada pretende sensibilizar os banhistas, desde as crianças aos adultos, para questões tão importantes como a correta deposição do lixo, a proteção do meio ambiente, as boas práticas na separação dos resíduos e a promoção da leitura na praia, entre outras.
No âmbito da educação/sensibilização ambiental que curso nas zonas balneares, será ainda promovida a recolha de resíduos. Esta ação pretende alertar para o problema do lixo marinho nas nossas praias.
Recorde-se que, no início deste ano, a Câmara de Ponta Delgada adquiriu uma viatura para limpeza das praias das Milícias e Pópulo, as mais frequentadas do concelho, a qual possui um sistema de desinfeção e está equipada com uma esteira própria para recolher todos os detritos que se encontram na areia.
A nova viatura é autónoma, não necessitando por isso de reboque, e tem maior espaço de manobra para trabalhar. Ou seja, procede à limpeza dos areais até junto da linha de água.
De referir que a viatura em questão procede à limpeza diária das duas zonas balneares já referidas.