“Ponta Delgada, a Porta do Atlântico” é um tributo à história e ao presente da cidade

28 Maio 2019

O documentário do dueto Sérgio Ávila e José Serra “Ponta Delgada, a Porta do Atlântico” estreou ontem à tarde no Coliseu Micaelense.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou estar perante um trabalho que “enaltece Ponta Delgada”, “faz-nos sentir cada vez mais orgulhosos do que fomos e do que somos ” e “ajudará a potenciar aquilo que poderemos ser”.
José Manuel Bolieiro congratulou-se, pois, com a iniciativa dos concidadãos Sérgio Ávila e José Serra que em boa hora desafiaram a Câmara Municipal a apoiar este documentário que conta a história geológica da zona da ilha de São Miguel onde está implantada a cidade de Ponta Delgada e desvenda os marcos mais importantes da história da cidade, bem como as transformações que a cidade sofreu ao longo dos séculos, desde o seu povoamento até aos nossos dias.
O edil dirigiu também uma palavra de felicitação à RTP. O documentário foi entregue à RTP para emissão no canal regional, o que aconteceu ontem, e, posteriormente, noutros canais do grupo, contribuindo para a divulgação turística de Ponta Delgada. “Vai prender a atenção de todos”, reiterou, com convicção, Bolieiro.
"Ponta Delgada, a porta do Atlântico" conta com coordenação, textos, edição e produção de Sérgio Ávila, imagem de José Serra, Hugo Serra e Sérgio Ávila, fotografia de Sérgio Ávila e Margarida Marques, locução de José Gabriel Ávila, realização de José Serra e pós-produção de Rui Machado.
Filmado ao longo de dezoito meses, narra as histórias dos mais importantes eventos culturais, religiosos e desportivos que, ao longo deste intervalo temporal, decorreram em Ponta Delgada.
São também descritas as atividades económicas mais relevantes, quer as passadas, quer as atuais.
O documentário contou com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.