Ponta Delgada e Batalha aprofundam intercâmbio nas áreas da Saúde e da Educação

batalha2
batalha1
24 Maio 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, recebeu, ontem, uma delegação da Câmara Municipal da Batalha e uma equipa do Like Saúde – Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências.
“Um momento de partilha de boas práticas que expressa a nossa mentalidade e abertura para fazer mais e melhor”, afirmou o edil na reunião técnica com a comitiva do continente português e com os parceiros do Município para a área da Saúde, nomeadamente Governo Regional dos Açores, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, Casa de Saúde de São Miguel, APAV, PSP e Solidaried’arte.
O grupo deslocou-se aos Paços do Concelho para a apresentação do “Like Saúde”, Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, coordenado pelo Centro de Respostas Integradas de Leiria, da ARS Centro I.P. e promovido pela autarquia da Batalha (atualmente alargado a todo território da CIM da Região de Leiria).
Trata-se de um programa de prevenção e promoção da saúde que pretende promover comportamentos e estilos de vida saudáveis e contribuir para a diminuição de comportamentos de risco com recurso a estratégias bastante diferenciadas, com destaque para a educação de pares.
Na ocasião, o Presidente, acompanhado pela vereadora Maria José Lemos Duarte, anunciou o alargamento da parceria com o Município da Batalha na área da Educação. “Vamos avançar com um convénio tripartido entre os municípios de Ponta Delgada e da Batalha e a Universidade dos Açores  para haver a possibilidade de os estudantes residentes na Batalha que queiram frequentar a UAc terem o valor duplicado da bolsa que o município atribui”, anunciou, sustentando que “isso trará massa crítica para a Universidade dos Açores e apresenta-se como uma oportunidade de experiência para os alunos da Batalha descobrirem Ponta Delgada , São Miguel e os Açores”.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Batalha, Carlos Monteiro, por seu turno, destacou o bom acolhimento da Câmara Municipal de Ponta Delgada e a forma como esta abraçou, desde o início, “este intercâmbio e este projeto cujo palco pertence aos alunos”.
Bolieiro também recebeu, no Salão Nobre, 24 alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, tendo dado a conhecer um pouco da história e geografia dos Açores e de Ponta Delgada, abordado algumas questões relacionamentos com o Poder Local e fazendo, ainda, uma incursão pelos desafios que a cidade e o concelho enfrentam.